Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAÚJO, ALINE CÂNDIDA DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-17T19:17:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-17T19:17:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Aline | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869672 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho busca apresentar uma análise sobre as representações indígenas nos materiais didáticos de História da coleção “História Sociedade & Cidadania” do Alfredo Boulos, referentes aos volumes do 6º e do 7º ano das turmas do Ensino Fundamental. Assim, embasados pela Lei 11.645/08, que alterou a Lei 10.639/03, que passou a incluir a obrigatoriedade do ensino de história e culturas indígenas, a referida lei é fruto de lutas de movimentos das populações originárias pela implementação de políticas que proporcionem a valorização do protagonismo de seus membros, nos variados setores da nossa sociedade. Apesar disso, a ausência da História Indígena nos currículos escolares ou a sua apresentação de maneira antagônica, caracteriza a necessidade de efetivos questionamentos sobre quais narrativas e identidades históricas estão sendo discutidas em sala de aula, bem como a manutenção de parâmetros teóricos e metodológicos ligados à perpetuação de interpretações eurocêntricas. Com isso, propomos uma análise sobre o silenciamento acerca da “guerra dos bárbaros’ nos materiais didáticos e currículos oficiais, sugerindo o uso de uma animação que valoriza o protagonismo indígena em seus variados espaços. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.552.185 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 11.645/08 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Protagonismo Indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Animação | pt_BR |
Título: dc.title | As representações dos povos indígenas nos livros didáticos do 6.º e 7.º ano do Ensino Fundamental, e a produção de uma animação sobre a ‘Guerra dos Bárbaros’ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
versão final-1.pdf | Dissertação | 3,47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869672/2/versão final-1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons