As representações dos povos indígenas nos livros didáticos do 6.º e 7.º ano do Ensino Fundamental, e a produção de uma animação sobre a ‘Guerra dos Bárbaros’

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, ALINE CÂNDIDA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-17T19:17:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-17T19:17:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-27-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Alinept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869672-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho busca apresentar uma análise sobre as representações indígenas nos materiais didáticos de História da coleção “História Sociedade & Cidadania” do Alfredo Boulos, referentes aos volumes do 6º e do 7º ano das turmas do Ensino Fundamental. Assim, embasados pela Lei 11.645/08, que alterou a Lei 10.639/03, que passou a incluir a obrigatoriedade do ensino de história e culturas indígenas, a referida lei é fruto de lutas de movimentos das populações originárias pela implementação de políticas que proporcionem a valorização do protagonismo de seus membros, nos variados setores da nossa sociedade. Apesar disso, a ausência da História Indígena nos currículos escolares ou a sua apresentação de maneira antagônica, caracteriza a necessidade de efetivos questionamentos sobre quais narrativas e identidades históricas estão sendo discutidas em sala de aula, bem como a manutenção de parâmetros teóricos e metodológicos ligados à perpetuação de interpretações eurocêntricas. Com isso, propomos uma análise sobre o silenciamento acerca da “guerra dos bárbaros’ nos materiais didáticos e currículos oficiais, sugerindo o uso de uma animação que valoriza o protagonismo indígena em seus variados espaços.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.552.185pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLei 11.645/08pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismo Indígenapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnimaçãopt_BR
Título: dc.titleAs representações dos povos indígenas nos livros didáticos do 6.º e 7.º ano do Ensino Fundamental, e a produção de uma animação sobre a ‘Guerra dos Bárbaros’pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
versão final-1.pdfDissertação3,47 MBAdobe PDF/bitstream/capes/869672/2/versão final-1.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons