Propriedade intelectual, transferência de tecnologia e inovação: integrando ensino, pesquisa e extensão (Atena Editora)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorNardi, Julio Cesar-
Autor(es): dc.contributor.authorFerrari, Marlinda Gomes-
Autor(es): dc.contributor.authorMoreira, Raphael Magalhães Gomes-
Autor(es): dc.contributor.authorSaquetto, Thiago Chieppe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-17T02:49:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-17T02:49:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-02-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869661-
Resumo: dc.description.abstractNos últimos 15 anos, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) passou por profundas transformações com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, quando as antigas escolas técnicas e agrotécnicas se uniram para que uma rede de 41 instituições e mais de 660 campi pudessem oferecer cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, indissociável às atividades de pesquisa e de extensão, de forma gratuita e de qualidade. Nos últimos 13 anos a RFEPCT aumentou em 6,8 vezes o número de cursos de pós-graduação stricto sensu, passando de 32 mestrados para 190 mestrados e 28 doutorados. São números importantes diante de uma história de sucesso, mas de um lapso de tempo pequeno em que os Institutos Federais já estão ofertando 16,4% dos mestrados profissionais e 10,5% dos doutorados profissionais do Sistema Nacional da Pós-graduação. Até o ano de 2022, dos 11 cursos de pós-graduação stricto sensu que foram iniciados no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), 10 estavam localizados na região metropolitana, com exceção do Mestrado em Agroecologia, que é ofertado no Campus de Alegre, no sul do estado. Considerando que um dos papéis da RFEPCT é de interiorizar o ensino público e de qualidade em todos os seus níveis, torna-se um desafio da Rede buscar a democratização da educação, sobretudo a pós-graduação, muito concentrada nos grandes centros urbanos e que reduz as oportunidades de qualificar novos empreendedores e cientistas inovadores que possam trabalhar na busca de soluções para a sociedadept_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPropriedade intelectualpt_BR
Título: dc.titlePropriedade intelectual, transferência de tecnologia e inovação: integrando ensino, pesquisa e extensão (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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