Ensino de História, a formação do reino africano de Kush: uma proposta de trabalho através de jogos na plataforma Wordwall

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPGpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorHaffermann, Fernanda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-16T18:34:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-16T18:34:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-20-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de História a formação do reino africano de Kush - uma proposta de trabalho através de jogos na plataforma Wordwallpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869624-
Resumo: dc.description.abstractA temática central dessa dissertação é a formação do Reino africano de Kush, aproximadamente no século XX a.C., até a mudança de sua capital de Napata para Meroé no final do século IV a.C. A pesquisa foi conduzida por meio de uma análise bibliográfica, fundamentada em autores africanos, enfatizando a importância de escrever a visão dos próprios africanos sobre o reino de Kush, rompendo com a perspectiva etnocêntrica predominante em grande parte das fontes históricas convencionais. Também se destacou a importância de ensinar sobre esse povo, principalmente depois da promulgação da Lei 10.639/03, que incorporou à grade curricular do ensino fundamental e médio, das escolas públicas e particulares, a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Este estudo visa colaborar para a correção de distorções históricas, promovendo a igualdade racial, combatendo o racismo e desmistificando a ideia da existência de uma democracia racial no Brasil. Além disso, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, que reconheça e valorize a participação dos afrodescendentes na formação da sociedade brasileira e sua diversidade étnico-racial. Para a construção do conhecimento histórico em sala de aula, dos alunos dos sextos anos do Ensino Fundamental anos finais, sobre o tema, será utilizado, no processo de ensino- aprendizagem, os jogos, ao inserirem a plataforma on-line Wordwall.net, em suas aulas, como metodologia ativa. O material didático elaborado foi um guia prático de como os docentes podem utilizar a plataforma Wordwall.net na elaboração de jogos para serem usados com os discentes. A pesquisa serve de inspiração para que cada vez mais docentes integrem a utilização das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma educação mais dinâmica e engajadora.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.46pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReino de Kushpt_BR
Título: dc.titleEnsino de História, a formação do reino africano de Kush: uma proposta de trabalho através de jogos na plataforma Wordwallpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos