Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UESB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Elisângela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-16T14:00:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-16T14:00:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Elisângela | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869610 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa foi elaborada durante o curso de Mestrado do ProfHistória/Uesb e a proposta apresentada expandiu-se no cotidiano de uma Escola Estadual do Município de Vitória da Conquista – BA. No desenvolvimento desta pesquisa foi elaborado um Manual para auxiliar a prática da Sequência Didática no Ensino da Disciplina História fazendo o uso do método histórico. A forma como o Manual foi planejado teve como base teórica as leituras dos autores Dermeval Saviani, autor da Pedagogia Histórico Crítica (PHC), que propôs a construção de um “saber significativo” partindo do saber sistematizado e João Luiz Gasparin, que propôs uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. Também contou com o auxílio teórico de autores como David Ausubel, que trata da “Aprendizagem Significativa”; Paulo Freire e seu livro Pedagogia da Autonomia, entre outros autores que se empenharam em construir um modelo de educação que tenha sentido para os alunos. Nesta pesquisa o uso da sequência didática incluiu a preocupação em contrapor o avanço das fake news, do revisionismo e do negacionismo da ciência, e seus consequentes efeitos pedagógicos na forma como se ensina e se aprende o conhecimento histórico. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Pedagogia Histórico Crítica. Aprendizagem Significativa. Método Histórico | pt_BR |
Título: dc.title | A Pedagogia Histórico-Crítica e o Método Histórico como processo didático: em busca de uma aprendizagem significativa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação - Elisângela.pdf | 6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869610/2/Dissertação - Elisângela.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons