A Pedagogia Histórico-Crítica e o Método Histórico como processo didático: em busca de uma aprendizagem significativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUESBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Elisângela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-16T14:00:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-16T14:00:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-03-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Elisângelapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869610-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa foi elaborada durante o curso de Mestrado do ProfHistória/Uesb e a proposta apresentada expandiu-se no cotidiano de uma Escola Estadual do Município de Vitória da Conquista – BA. No desenvolvimento desta pesquisa foi elaborado um Manual para auxiliar a prática da Sequência Didática no Ensino da Disciplina História fazendo o uso do método histórico. A forma como o Manual foi planejado teve como base teórica as leituras dos autores Dermeval Saviani, autor da Pedagogia Histórico Crítica (PHC), que propôs a construção de um “saber significativo” partindo do saber sistematizado e João Luiz Gasparin, que propôs uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. Também contou com o auxílio teórico de autores como David Ausubel, que trata da “Aprendizagem Significativa”; Paulo Freire e seu livro Pedagogia da Autonomia, entre outros autores que se empenharam em construir um modelo de educação que tenha sentido para os alunos. Nesta pesquisa o uso da sequência didática incluiu a preocupação em contrapor o avanço das fake news, do revisionismo e do negacionismo da ciência, e seus consequentes efeitos pedagógicos na forma como se ensina e se aprende o conhecimento histórico.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Pedagogia Histórico Crítica. Aprendizagem Significativa. Método Históricopt_BR
Título: dc.titleA Pedagogia Histórico-Crítica e o Método Histórico como processo didático: em busca de uma aprendizagem significativapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSaberes Históricos em Diferentes Espaços de Memóriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons