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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | D'Ávila Júnior, Renato | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sanches, Juliana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Uggioni, Bruno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-16T12:59:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-16T12:59:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Objeto-Educacional | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869606 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A origem dos estudos sobre probabilidade está associada à busca de compreender a matemática por trás de jogos de azar: “o interesse pelos jogos de azar é intrínseco à história da humanidade, supondo uma aposta e a ideia de jogo equilibrado” (Coutinho, 2007, p.56). De acordo com Borovcnik et al. (1991, p. 27), “traços de probabilidade podem ser encontrados nas antigas culturas dos Indianos, Babilônios e Egípcios. O primeiro objeto conhecido usado para jogos de azar, por volta de 3.500 a.C., foi o astrágalo, um osso no calcanhar de uma ovelha”1, mas, conforme Viali (2008, p. 145), “uma abordagem matemática do acaso e do risco só teve início efetivamente a aproximadamente 500 anos”. Os jogos de apostas no Brasil ainda estão sendo discutidos. Já legalizados no Brasil temos os jogos de loterias, controlados pelo governo e, desde 2018, a modalidade de apostas de quota fixa, chamadas de apostas esportivas. Apesar de ainda ser ilegal a presença de cassinos no Brasil, há discussões nas maiores esferas públicas para a liberação ou não deles, e, também, é uma prática relativamente comum aos brasileiros a de participar de apostas. Assim, refletir sobre a matemática presente nelas é importante, não só para conhecê-las e entendê-las, mas para participar delas de maneira consciente, para compreender os riscos e divertir-se com equilíbrio. Essa reflexão pode ser iniciada ainda no Ensino Fundamental, com os conceitos e habilidades sobre probabilidade previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que podem auxiliar na percepção dos alunos sobre os riscos de jogos de apostas. Nesse sentido, o objetivo que buscamos com essa aplicação é uma alternativa de abordagem dos conceitos elementares de probabilidades; e levar os alunos a refletirem sobre os riscos do mercado de apostas esportivas e cassinos online a partir do conhecimento de conceitos básicos de probabilidade. Percebe-se um número crescente de pessoas experimentando os cassinos online, ainda não legalizados no Brasil, e as apostas esportivas, muitas vezes sem ponderar sobre suas reais possibilidades de ganho e perda. Inspirando-nos nisso, surgiram as seguintes questões: Refletir sobre os conceitos básicos de probabilidade pode auxiliar na percepção dos riscos envolvidos nesses modelos de jogos? Como a consciência probabilística do estudante interfere na sua relação com jogos de apostas? Espera-se que, com o aumento das vivências e reflexões sobre as probabilidades envolvidas em jogos de apostas contra a banca, o indivíduo possa tomar suas decisões de maneira consciente, reconhecendo os riscos envolvidos nesse modelo de jogo. Esse entendimento aprimorado das probabilidades e a integração dos conceitos matemáticos na formação dos alunos reforçam a importância de uma abordagem educacional que promova a conscientização e o desenvolvimento crítico diante dos desafios apresentados por jogos de apostas e situações probabilísticas. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2.61KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Probabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Título: dc.title | JOGAR CONTRA A BANCA, UM RISCO OU UMA OPORTUNIDADE? UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE PROBABILIDADE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - Profmat | - |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Produto-Renato.pdf | 2,67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869606/2/Produto-Renato.pdfDownload |
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