JOGAR CONTRA A BANCA, UM RISCO OU UMA OPORTUNIDADE? UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE PROBABILIDADE

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS-
Autor(es): dc.contributor.authorD'Ávila Júnior, Renato-
Autor(es): dc.contributor.authorSanches, Juliana-
Autor(es): dc.contributor.authorUggioni, Bruno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-16T12:59:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-16T12:59:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-27-
identificador: dc.identifier.otherObjeto-Educacional-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869606-
Resumo: dc.description.abstractA origem dos estudos sobre probabilidade está associada à busca de compreender a matemática por trás de jogos de azar: “o interesse pelos jogos de azar é intrínseco à história da humanidade, supondo uma aposta e a ideia de jogo equilibrado” (Coutinho, 2007, p.56). De acordo com Borovcnik et al. (1991, p. 27), “traços de probabilidade podem ser encontrados nas antigas culturas dos Indianos, Babilônios e Egípcios. O primeiro objeto conhecido usado para jogos de azar, por volta de 3.500 a.C., foi o astrágalo, um osso no calcanhar de uma ovelha”1, mas, conforme Viali (2008, p. 145), “uma abordagem matemática do acaso e do risco só teve início efetivamente a aproximadamente 500 anos”. Os jogos de apostas no Brasil ainda estão sendo discutidos. Já legalizados no Brasil temos os jogos de loterias, controlados pelo governo e, desde 2018, a modalidade de apostas de quota fixa, chamadas de apostas esportivas. Apesar de ainda ser ilegal a presença de cassinos no Brasil, há discussões nas maiores esferas públicas para a liberação ou não deles, e, também, é uma prática relativamente comum aos brasileiros a de participar de apostas. Assim, refletir sobre a matemática presente nelas é importante, não só para conhecê-las e entendê-las, mas para participar delas de maneira consciente, para compreender os riscos e divertir-se com equilíbrio. Essa reflexão pode ser iniciada ainda no Ensino Fundamental, com os conceitos e habilidades sobre probabilidade previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que podem auxiliar na percepção dos alunos sobre os riscos de jogos de apostas. Nesse sentido, o objetivo que buscamos com essa aplicação é uma alternativa de abordagem dos conceitos elementares de probabilidades; e levar os alunos a refletirem sobre os riscos do mercado de apostas esportivas e cassinos online a partir do conhecimento de conceitos básicos de probabilidade. Percebe-se um número crescente de pessoas experimentando os cassinos online, ainda não legalizados no Brasil, e as apostas esportivas, muitas vezes sem ponderar sobre suas reais possibilidades de ganho e perda. Inspirando-nos nisso, surgiram as seguintes questões: Refletir sobre os conceitos básicos de probabilidade pode auxiliar na percepção dos riscos envolvidos nesses modelos de jogos? Como a consciência probabilística do estudante interfere na sua relação com jogos de apostas? Espera-se que, com o aumento das vivências e reflexões sobre as probabilidades envolvidas em jogos de apostas contra a banca, o indivíduo possa tomar suas decisões de maneira consciente, reconhecendo os riscos envolvidos nesse modelo de jogo. Esse entendimento aprimorado das probabilidades e a integração dos conceitos matemáticos na formação dos alunos reforçam a importância de uma abordagem educacional que promova a conscientização e o desenvolvimento crítico diante dos desafios apresentados por jogos de apostas e situações probabilísticas.-
Tamanho: dc.format.extent2.61KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProbabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Título: dc.titleJOGAR CONTRA A BANCA, UM RISCO OU UMA OPORTUNIDADE? UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE PROBABILIDADE-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - Profmat-
Vinculação:: dc.uab.SNuab-
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