ATIVIDADES DE EXPLORAÇÕES MATEMÁTICAS UTILIZANDO MATEMÁGICAS COM BARALHO NO ENSINO DA ÁLGEBRA E DA ARITMÉTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual da Paraíbapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Francinaldo Domingos-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Maria Isabelle-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-10T22:55:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-10T22:55:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-08-
identificador: dc.identifier.otherMatemágicas - Por Francinaldo Domingos Pereirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869536-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional em questão oferece duas propostas de sequências didáticas planejadas, compostas por orientações e instruções voltadas para professores aplicarem em aulas de matemática, com o objetivo de promover uma melhor compreensão na aprendizagem dos alunos. Cada sequência é constituída por um conjunto de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes. A estrutura é voltada para as séries finais do Ensino Fundamental (6° e 7° Ano), abrangendo conteúdos de aritmética básica, como divisão euclidiana por 4, critérios de divisibilidade e múltiplos de 9. Essas sequências didáticas podem ser utilizadas tanto para introdução quanto para o aprofundamento dos alunos em aritmética, oferecendo uma abordagem diversificada por meio de um recurso contemporâneo: as mágicas matemáticas realizadas com baralho, denominadas Matemágicas. Essa metodologia busca tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente. O conteúdo deste produto é resultado de uma dissertação de mestrado profissional intitulada "Atividades de explorações matemáticas utilizando Matemágicas com baralho no ensino da álgebra e da aritmética". A dissertação apresenta 15 Matemágicas utilizando um baralho comum de 52 cartas, seguidas de explorações matemáticas, com o objetivo de desvendar os truques matemáticos por trás de cada Matemágica, abordando tópicos relacionados ao ensino de álgebra e aritmética básica. A utilização das Matemágicas e explorações matemáticas demonstrou-se eficaz, despertando o interesse dos alunos pela matemática e contribuindo para a melhoria de seu aprendizado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent245.3 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSequências didáticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAritmética básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemágicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExplorações matemáticaspt_BR
Título: dc.titleATIVIDADES DE EXPLORAÇÕES MATEMÁTICAS UTILIZANDO MATEMÁGICAS COM BARALHO NO ENSINO DA ÁLGEBRA E DA ARITMÉTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMATpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAritméticapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT

Arquivos associados:
Matemágicas - Por Francinaldo Domingos Pereira.pdfSequências didáticas voltadas para o ensino de aritmética básica nas séries finais do Ensino Fundamental. Utilizando atividades matemáticas interativas, como mágicas com baralho (Matemágicas), busca tornar o aprendizado mais dinâmico e estimular o interesse dos alunos em conteúdos como divisão euclidiana e critérios de divisibilidade.239,59 kBAdobe PDF/bitstream/capes/869536/2/Matemágicas - Por Francinaldo Domingos Pereira.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons