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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá UEM | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Felipe Nunes Pastorello, KUBO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-10T19:29:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-10T19:29:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | FELIPENUNESPASTORELLOKUBOPROFHISTORIAUEM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869516 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa versa sobre a utilização de livros-jogos no ensino de História, como um meio para despertar a curiosidade e a imaginação nos estudantes, bem como, motivá-los a ampliar seus entendimentos sobre o passado e o presente sob uma fundamentação na ciência histórica. Partindo das dificuldades encontradas na sala de aula, tanto com relação à legitimidade do discurso historiográfico, quanto da desmotivação dos estudantes frente a um modelo antiquado de ensino, a dissertação apresenta caminhos e resultados de um processo de pesquisa e prática docente transdisciplinares, entre História e Artes, em busca de alternativas para a educação. Debate questões que envolvem a objetividade histórica, a prática dos historiadores e os desafios no ensino de História em tempos de pós-verdade; aproxima-se da História Pública, em função da defesa de uma História que possa legitimar-se em contato com o público, geral ou escolar; investiga possibilidades para uma educação mais próxima do universo dos jovens, por meio da análise de práticas que envolvem jogos e livros-jogos na educação; e reflete sobre o papel da imaginação nos processos de construção do conhecimento histórico. Nesse sentido, elabora-se um material didático em que os estudantes são protagonistas de seu processo do conhecimento, demonstrando como o livro-jogo é capaz de suscitar um intenso uso da imaginação, propiciando momentos de aprendizagem repletos de dúvidas, questionamentos, reflexões, hipóteses, deduções e diálogos entre estudantes e professores. Assim, por intermédio de uma metodologia qualitativa, os resultados revelam que os livros-jogos são ferramentas poderosas para conectar estudantes e os conteúdos históricos de maneira significativa, promovendo uma percepção empática e crítica sobre o passado. Portanto, a aplicação de “Workers” e a oficina de livros-jogos exemplificam e demonstram como é possível estimular o protagonismo dos estudantes em prol de um caminho para a transformação do ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9.752 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro-Jogo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginação Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Pública | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transdisciplinaridade; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | A/R/Tografia | pt_BR |
Título: dc.title | O livro-jogo no ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ProfHistória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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FELIPENUNESPASTORELLOKUBOPROFHISTORIAUEM.pdf | ProfHistória UEM | 9,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869516/2/FELIPENUNESPASTORELLOKUBOPROFHISTORIAUEM.pdfDownload |
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