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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Marcia Andrade | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Edite Resende | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-06T19:37:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-06T19:37:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
| identificador: dc.identifier.other | MARCIAOLIVEIRA2021PRODEDUC | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869466 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A busca por estratégias pedagógicas para que os estudantes minimizem as dificuldades na resolução de problemas matemáticos tem sido constante na comunidade docente. A intenção do professor é que o aluno aprenda mais do que fazer contas. Assim, o presente estudo tem como problema de pesquisa, a seguinte questão: Que contribuições da Metodologia de Resolução de Problemas para o ensino e a aprendizagem do Campo Conceitual Aditivo são apresentadas em pesquisas brasileiras no período de 2006 a 2019? E tem como objetivo geral, analisar as contribuições da Metodologia de Resolução de Problemas para o ensino e a aprendizagem do Campo Conceitual Aditivo reveladas em pesquisas brasileiras no período de 2006 a 2019. Para levar a efeito esse objetivo, seguem-se os objetivos específicos: mapear as pesquisas brasileiras que tem como foco a Resolução de Problemas e/ou o Campo Conceitual Aditivo no período de 2006 a 2019; identificar as pesquisas que utilizam a Resolução de Problema como metodologia de ensino; analisar as estratégias e práticas desenvolvidas, nas pesquisas selecionadas para explorar situações do Campo Conceitual Aditivo; e elaborar um caderno para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental com atividades envolvendo situações-problema do Campo Conceitual Aditivo e com orientações para o professor aplicar seguindo a perspectiva da Metodologia de Resolução de Problemas. A realização deste trabalho ocorreu por meio da abordagem qualitativa, no qual foi considerado o conhecimento teórico acumulado, a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como referencial os estudos de Onuchic (1999), Onuchic e Allevato (2004, 2009, 2011), Dante (1997, 2010) e Polya (1995, 1997, 2006), sobre a Metodologia de Resolução de Problemas, e de Vergnaud (1982, 1990, 1996, 2014), relacionados à Teoria dos Campos Conceituais. Pesquisou-se os estados da arte com foco nessa temática e buscou-se as produções mais utilizadas nas pesquisas para formar o constructo teórico. Para o produto educacional, fruto desta pesquisa, seguimos a concepção de Zabala (1998) acerca da sequência didática como prática educativa para elaborar o Caderno de Atividades intitulado “Não sei a conta! É de mais ou de menos?”, constituído por atividades envolvendo situações com problemas de estruturas aditivas na perspectiva da Metodologia de Resolução de Problemas, além de orientações aos professores para o trabalho com os alunos em sala de aula. Identificamos a partir dos dados apresentados nos trabalhos que compuseram o corpus da nossa pesquisa, que as experiências de ensino que abordaram o ensino de Matemática por meio da Resolução de Problemas obtiveram resultados positivos na aprendizagem dos alunos. E mais, nossas reflexões, baseadas no material pesquisado, nos levaram a concluir que trabalhar as situações do campo aditivo por meio da Metodologia de Resolução de Problemas, pode contribuir para abrandar as dificuldades encontradas pelos alunos na resolução de situações-problema de estruturas aditivas, bem como aprimorar e alargar esse conhecimento. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas (matemática) | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria dos campos conceituais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Campo aditivo | pt_BR |
| Título: dc.title | Não sei qual é a conta! É de mais ou de menos? Caderno de atividades com situações-problema do Campo Conceitual Aditivo | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
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| MARCIAOLIVEIRA2021PRODEDUC.pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869466/2/MARCIAOLIVEIRA2021PRODEDUC.pdfDownload |
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