Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFPR | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Willian Oliveira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-06T11:59:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-06T11:59:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR_Willian Oliveira da Silva_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869462 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa de dissertação de mestrado tem por finalidade analisar as condições de trabalho dos professores de Sociologia do estado do Paraná, com enfoque na aplicabilidade dos currículos e legislações pertinentes à educação básica. Parte-se da seguinte questão: Como a implementação da BNCC e do NEM intensificaram o processo de precarização do trabalho dos professores de Sociologia a partir da realidade do estado do Paraná? Ainda, o objetivo geral trata de: Compreender a trajetória da disciplina de Sociologia no currículo escolar e seus impactos na atuação docente e os objetivos específicos pretendem: 1) Apontar as legislações pertinentes ao campo educacional da Sociologia no Brasil e no Paraná, 2) Compreender como se constitui a estrutura da rede básica de ensino e a carreira dos professores das disciplinas de Sociologia no Paraná, 3) Levantar as condições materiais de trabalho de professores de Sociologia. Em relação aodesenvolvimento metodológico trata-se de uma pesquisa aplicada e exploratória, com método misto, qualitativa e quantitativa, para tratamento dos dados, utilizando instrumentos como questionário e entrevista em profundidade. Entre os primeiros achados identificou se que as reformas curriculares em conjunto com a introdução das plataformas educacionais no Paraná contribuíram para precarizar e flexibilizar o trabalho dos professores de Sociologia deste estado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.120KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | condições de trabalho docente; currículo; plataformização do ensino | pt_BR |
Título: dc.title | ENTRE CURRÍCULOS E PLATAFORMAS EDUCACIONAIS: A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NO PARANÁ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Profsocio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Profsocio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFPR_WILLIAN OLIVEIRA DA SILVA_Dissertação_02.05.2024.pdf | 3,12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869462/2/UFPR_WILLIAN OLIVEIRA DA SILVA_Dissertação_02.05.2024.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons