ENTRE CURRÍCULOS E PLATAFORMAS EDUCACIONAIS: A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NO PARANÁ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFPRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Willian Oliveira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-06T11:59:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-06T11:59:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-02-
identificador: dc.identifier.otherUFPR_Willian Oliveira da Silva_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869462-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa de dissertação de mestrado tem por finalidade analisar as condições de trabalho dos professores de Sociologia do estado do Paraná, com enfoque na aplicabilidade dos currículos e legislações pertinentes à educação básica. Parte-se da seguinte questão: Como a implementação da BNCC e do NEM intensificaram o processo de precarização do trabalho dos professores de Sociologia a partir da realidade do estado do Paraná? Ainda, o objetivo geral trata de: Compreender a trajetória da disciplina de Sociologia no currículo escolar e seus impactos na atuação docente e os objetivos específicos pretendem: 1) Apontar as legislações pertinentes ao campo educacional da Sociologia no Brasil e no Paraná, 2) Compreender como se constitui a estrutura da rede básica de ensino e a carreira dos professores das disciplinas de Sociologia no Paraná, 3) Levantar as condições materiais de trabalho de professores de Sociologia. Em relação aodesenvolvimento metodológico trata-se de uma pesquisa aplicada e exploratória, com método misto, qualitativa e quantitativa, para tratamento dos dados, utilizando instrumentos como questionário e entrevista em profundidade. Entre os primeiros achados identificou se que as reformas curriculares em conjunto com a introdução das plataformas educacionais no Paraná contribuíram para precarizar e flexibilizar o trabalho dos professores de Sociologia deste estado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.120KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectcondições de trabalho docente; currículo; plataformização do ensinopt_BR
Título: dc.titleENTRE CURRÍCULOS E PLATAFORMAS EDUCACIONAIS: A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NO PARANÁpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfsociopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfsociopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons