Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Profsocio UFPR | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GRISOLIA, Letícia da Silva Gloria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-06T11:51:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-06T11:51:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR_Letícia da Silva Gloria Grisolia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869461 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma intervenção pedagógica na Escola Estadual de Educação Básica Pref. Germano Brande Jr., pertencente à Rede de Ensino Estadual de Santa Catarina, explorando a possibilidade de inserção de conteúdos sociológicos na disciplina de Projeto de Vida. Ao estabelecer uma relação entre a teoria sociológica e a ementa da disciplina de Projeto de Vida, buscou-se potencialidades para a Sociologia, que, nessa fase da educação básica, apresenta um caráter intermitente, com idas e vindas do currículo, tendo sido novamente retirada do currículo obrigatório com a reforma do ensino médio, apresentada na Lei n.º 13.415/2017. A proposta de intervenção está voltada à elaboração e aplicação de um plano de ensino que traz a Sociologia para o Projeto de Vida, através de seus autores e conceitos. A hipótese é de que os conteúdos da Sociologia seriam os mais adequados ao desenvolvimento da disciplina, uma vez que a Sociologia é a ciência que nasce para entender a vida moderna e seus desdobramentos, incluindo as questões relacionadas ao individualismo. O plano de ensino foi elaborado de modo a possibilitar a participação dos estudantes, a reflexão sobre a sociedade em que vivem e as relações de produção às quais estão submetidos. Com propostas de trabalho que estimulam os alunos ao protagonismo e compreensão de seu papel na vida em sociedade, subvertem-se os ideais neoliberais e meritocráticos presentes na reforma do ensino médio e na proposta original da disciplina. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.046KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | sociologia; projeto de vida; possibilidades. | pt_BR |
Título: dc.title | A SOCIOLOGIA E O PROJETO DE VIDA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA REALIZADA NA ESCOLA E. E. B. PREFEITO GERMANO BRANDES JÚNIOR DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SANTA CATARINA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Profsocio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Profsocio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFPR_LETÍCIA DA SILVA GLORIA GRISOLIA_Dissertação_10.05.2024.pdf | 3,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869461/2/UFPR_LETÍCIA DA SILVA GLORIA GRISOLIA_Dissertação_10.05.2024.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons