A SOCIOLOGIA E O PROJETO DE VIDA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA REALIZADA NA ESCOLA E. E. B. PREFEITO GERMANO BRANDES JÚNIOR DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SANTA CATARINA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorProfsocio UFPRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGRISOLIA, Letícia da Silva Gloria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-06T11:51:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-06T11:51:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-10-
identificador: dc.identifier.otherUFPR_Letícia da Silva Gloria Grisoliapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869461-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma intervenção pedagógica na Escola Estadual de Educação Básica Pref. Germano Brande Jr., pertencente à Rede de Ensino Estadual de Santa Catarina, explorando a possibilidade de inserção de conteúdos sociológicos  na disciplina de Projeto de Vida. Ao estabelecer uma relação entre a teoria sociológica e a ementa da disciplina de Projeto de Vida, buscou-se potencialidades para a Sociologia, que, nessa fase da educação básica, apresenta um caráter intermitente, com idas e vindas do currículo, tendo sido novamente retirada do currículo obrigatório com a reforma do ensino médio, apresentada na Lei n.º 13.415/2017. A proposta de intervenção está voltada à elaboração e aplicação de um plano de ensino que traz a Sociologia para o Projeto de Vida, através de seus autores e conceitos. A hipótese é de que os conteúdos da Sociologia seriam os mais adequados ao desenvolvimento da disciplina, uma vez que a  Sociologia é a ciência que nasce para entender a vida moderna e seus  desdobramentos, incluindo as questões relacionadas ao individualismo. O plano de ensino foi elaborado de modo a possibilitar a participação dos estudantes, a reflexão sobre a sociedade em que vivem e as relações de produção às quais estão submetidos. Com propostas de trabalho que estimulam os alunos ao protagonismo e compreensão de seu papel na vida em sociedade, subvertem-se os ideais neoliberais e meritocráticos presentes na reforma do ensino médio e na proposta original da disciplina.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.046KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectsociologia; projeto de vida; possibilidades.pt_BR
Título: dc.titleA SOCIOLOGIA E O PROJETO DE VIDA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA REALIZADA NA ESCOLA E. E. B. PREFEITO GERMANO BRANDES JÚNIOR DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SANTA CATARINApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfsociopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfsociopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons