Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Eliana Alves Batista | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MELO, Sônia Pinto de Albuquerque | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-04T20:08:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-04T20:08:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Vídeo_ Mergulho das mãos na EPT | - |
identificador: dc.identifier.other | Versão final_Dissertação | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869427 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Em virtude dos desafios vivenciados pelos Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais(TILS), concomitante aos desafios para a formação dos surdos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), evidencia-se a necessidade de criar momentos que propiciem a reflexão sobre a atuação dos TILS lotados no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a atuação dos TILS no NAPNE do IFS, Campus Aracaju e desenvolver um Produto Educacional (PE), que apoie a inclusão de estudantes surdos no IFS. Nosso estudo trata de pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, a partir de técnicas de coleta de dados, como pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e aplicação de questionários. A pesquisa se caracteriza como uma pesquisa ação, pois tem o pesquisador como sujeito envolvido, visto sua trajetória enquanto TILS, possibilitando um amplo conhecimento sobre a temática, que viabilizou contribuir com o NAPNE a partir da elaboração de um PE desenvolvido para estudantes surdos.Teve como lócus da pesquisa o IFS, especificamente no Campus Aracaju. Entendemos que, a partir da compreensão da realidade do trabalho dos TILS na EPT, esse estudo contribuiu para a sensibilização dos estudantes e de toda a comunidade escolar sobre o papel do TILS a partir de sua atuação enquanto lotados no NAPNE; fomentou informações a estudantes surdos quanto ao papel do NAPNE, como também possibilitou identificar que os profissionais TILS realizam atividades para além atribuições em sala de aula e da tradução simultânea entre a Libras e o português, não estando em consonância com o entendimento do papel do intérprete de Libras de forma efetiva. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 21583 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | MP4 | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica (EPT) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais (TILS) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) | - |
Título: dc.title | MERGULHO DAS MÃOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: “ENTRE A (IN) VISIBILIDADE DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL E A ATUAÇÃO DO NAPNE” | - |
Tipo de arquivo: dc.type | animação | - |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons