Arquivo: Vídeo_ Mergulho das mãos na EPT.mp4

MERGULHO DAS MÃOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: “ENTRE A (IN) VISIBILIDADE DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL E A ATUAÇÃO DO NAPNE”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE-
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Eliana Alves Batista-
Autor(es): dc.contributor.authorMELO, Sônia Pinto de Albuquerque-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-04T20:08:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-04T20:08:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-04-
identificador: dc.identifier.otherVídeo_ Mergulho das mãos na EPT-
identificador: dc.identifier.otherVersão final_Dissertação-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869427-
Resumo: dc.description.abstractEm virtude dos desafios vivenciados pelos Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais(TILS), concomitante aos desafios para a formação dos surdos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), evidencia-se a necessidade de criar momentos que propiciem a reflexão sobre a atuação dos TILS lotados no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a atuação dos TILS no NAPNE do IFS, Campus Aracaju e desenvolver um Produto Educacional (PE), que apoie a inclusão de estudantes surdos no IFS. Nosso estudo trata de pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, a partir de técnicas de coleta de dados, como pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e aplicação de questionários. A pesquisa se caracteriza como uma pesquisa ação, pois tem o pesquisador como sujeito envolvido, visto sua trajetória enquanto TILS, possibilitando um amplo conhecimento sobre a temática, que viabilizou contribuir com o NAPNE a partir da elaboração de um PE desenvolvido para estudantes surdos.Teve como lócus da pesquisa o IFS, especificamente no Campus Aracaju. Entendemos que, a partir da compreensão da realidade do trabalho dos TILS na EPT, esse estudo contribuiu para a sensibilização dos estudantes e de toda a comunidade escolar sobre o papel do TILS a partir de sua atuação enquanto lotados no NAPNE; fomentou informações a estudantes surdos quanto ao papel do NAPNE, como também possibilitou identificar que os profissionais TILS realizam atividades para além atribuições em sala de aula e da tradução simultânea entre a Libras e o português, não estando em consonância com o entendimento do papel do intérprete de Libras de forma efetiva.-
Tamanho: dc.format.extent21583 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeMP4-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica (EPT)-
Palavras-chave: dc.subjectTradutores Intérpretes de Língua de Sinais (TILS)-
Palavras-chave: dc.subjectNúcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE)-
Título: dc.titleMERGULHO DAS MÃOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: “ENTRE A (IN) VISIBILIDADE DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL E A ATUAÇÃO DO NAPNE”-
Tipo de arquivo: dc.typeanimação-
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado-
Aparece nas coleções:Vídeos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons