História da implantação do CEDUP Timbó (2000-2004): diálogo entre a história e a cultura escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Catarinensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorHinsching, Rafaela Alessandra Schneider-
Autor(es): dc.contributor.authorPlacido, Reginaldo Leandro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-04T19:53:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-04T19:53:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-
identificador: dc.identifier.otherHistória da implantação do CEDUP Timbó (2000-2004): diálogo entre a história e a cultura escolarpt_BR
identificador: dc.identifier.otherRetratos e Relatos: memorial da implantação do CEDUP TIMBÓpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869426-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa investigou a história e a cultura escolar na implantação do Centro de Educação Profissional Timbó (CEDUP Timbó), entre os anos 2000 e 2004. Está vinculada à linha de pesquisa Organização e Memórias de espaços pedagógicos na EPT, no macro projeto 4- História e Memória no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), polo Blumenau, área de ensino. A pergunta problema desta pesquisa é: “qual história é possível construir da implantação do CEDUP Timbó e qual a cultura escolar nos anos 2000 a 2004?”. O objetivo foi compreender a história da implantação do CEDUP Timbó na perspectiva da cultura escolar. Os estudos foram baseados a partir de autores sobre cultura escolar, concepção de história da educação profissional no Brasil, história de instituição escolar, legislação sobre a EPT no estado de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uma abordagem exploratória, com coleta de dados em fontes bibliográficas e documentais, além de realização de entrevistas semiestruturadas. Como método de análise, optou-se pela Análise Textual Discursiva, por permitir uma interpretação dos textos e documentos. A partir da análise dos dados, foram definidas categorias que auxiliaram na compreensão da história da implantação do CEDUP Timbó. Durante a pesquisa, foi desenvolvido um Produto Educacional denominado “Retratos e Relatos: memorial da implantação do CEDUP Timbó”. O memorial virtual apresenta essa história a partir das fotografias, dos recortes de jornais e dos documentos do período de implantação do CEDUP Timbó. O objetivo desse memorial foi registrar essa história para preservar a memória da instituição escolar, atender finalidades pedagógicas institucionais e servir como fonte de pesquisa na história de instituições escolares da EPT.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent16mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória e memória da Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInstituição escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCEDUP Timbópt_BR
Título: dc.titleHistória da implantação do CEDUP Timbó (2000-2004): diálogo entre a história e a cultura escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrganização e Memória da EPTpt_BR
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