Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Catarinense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Hinsching, Rafaela Alessandra Schneider | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Placido, Reginaldo Leandro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-04T19:53:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-04T19:53:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | História da implantação do CEDUP Timbó (2000-2004): diálogo entre a história e a cultura escolar | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Retratos e Relatos: memorial da implantação do CEDUP TIMBÓ | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869426 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa investigou a história e a cultura escolar na implantação do Centro de Educação Profissional Timbó (CEDUP Timbó), entre os anos 2000 e 2004. Está vinculada à linha de pesquisa Organização e Memórias de espaços pedagógicos na EPT, no macro projeto 4- História e Memória no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), polo Blumenau, área de ensino. A pergunta problema desta pesquisa é: “qual história é possível construir da implantação do CEDUP Timbó e qual a cultura escolar nos anos 2000 a 2004?”. O objetivo foi compreender a história da implantação do CEDUP Timbó na perspectiva da cultura escolar. Os estudos foram baseados a partir de autores sobre cultura escolar, concepção de história da educação profissional no Brasil, história de instituição escolar, legislação sobre a EPT no estado de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uma abordagem exploratória, com coleta de dados em fontes bibliográficas e documentais, além de realização de entrevistas semiestruturadas. Como método de análise, optou-se pela Análise Textual Discursiva, por permitir uma interpretação dos textos e documentos. A partir da análise dos dados, foram definidas categorias que auxiliaram na compreensão da história da implantação do CEDUP Timbó. Durante a pesquisa, foi desenvolvido um Produto Educacional denominado “Retratos e Relatos: memorial da implantação do CEDUP Timbó”. O memorial virtual apresenta essa história a partir das fotografias, dos recortes de jornais e dos documentos do período de implantação do CEDUP Timbó. O objetivo desse memorial foi registrar essa história para preservar a memória da instituição escolar, atender finalidades pedagógicas institucionais e servir como fonte de pesquisa na história de instituições escolares da EPT. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 16mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História da Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História e memória da Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Instituição escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CEDUP Timbó | pt_BR |
Título: dc.title | História da implantação do CEDUP Timbó (2000-2004): diálogo entre a história e a cultura escolar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Organização e Memória da EPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons