Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Amanda Gonçalves Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Capossoli, Eduardo Folco | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vilela, Carolina Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-04T15:26:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-04T15:26:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | AMANDARODRIGUES2024PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869413 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro é uma produção realizada a partir de pesquisas e inquietações desenvolvidas ao longo do mestrado profissional e são relatadas nessa produção experiências e caminhos na construção de um jogo de tabuleiro sobre os aspectos físicos da região Norte do Brasil denominando “Norteando”. Antecedendo a produção do jogo de tabuleiro há um caderno de orientações pedagógicas que busca apresentar a docentes, tanto da disciplina de Geografia, quanto de áreas afim, possibilidades para o desenvolvimento e utilização desse jogo dentro do espaço escolar. Os jogos podem configurar-se como importante ferramenta lúdica que tem potencial de possibilitar a plenitude da experiência, fazendo com que a diversão seja um meio para o processo de ensino-aprendizagem. A produção do jogo em tela ocorreu de maneira colaborativa, com a participação direta dos estudantes e o caderno de orientações fora elaborado a partir de anotações com as impressões ao longo das etapas da pesquisa. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia (Ensino Fundamental) - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia física - Brasil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil, Norte | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades lúdicas | pt_BR |
Título: dc.title | Norteando: desenvolvimento e construção do jogo de tabuleiro sobre a região norte do Brasil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
AMANDARODRIGUES2024PRODEDUC.pdf | 3.43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869413/2/AMANDARODRIGUES2024PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons