Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ventura, Juliana Helena Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Miranda Junior, Pedro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-03T22:52:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-03T22:52:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Sequência de Ensino Investigativo Fenômenos Físicos e Químicos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869402 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse Produto Educacional é parte integrante da pesquisa intitulada “Ensino de ciências por investigação: fenômenos físicos e químicos”, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Esse Produto tem como público-alvo docentes das disciplinas de Ciências e/ou Química do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, que buscam desenvolver em sala de aula uma sequência de ensino investigativo (SEI) com o objetivo de corroborar com o aprendizado de seus alunos. O ensino por investigação é uma abordagem de ensino que não necessita de recursos específicos, podendo ser realizada com os materiais disponíveis na escola, e que permite que os alunos se tornem sujeitos ativos em seu próprio aprendizado (SASSERON, 2015). A SEI contida neste material abrange atividades/etapas que Carvalho (2013) aponta como fundamentais, sendo elas: (i) proposição de um problema experimental ou teórico contextualizado; (ii) sistematização do conhecimento construído; (iii) contextualização do conhecimento. A SEI contém experimentos investigativos que promovem a construção de conceitos acerca de fenomenos físicos e químicos . A aplicação deste produto com estudantes da educação básica envidenciou potencialidades da SEI para a promoção da alfabetização científica dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 664 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino por investigação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | alfabetização científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de ciências | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência de Ensino Investigativo: Fenômenos Físicos e Químicos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons