Sequência de Ensino Investigativo: Fenômenos Físicos e Químicos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVentura, Juliana Helena Monteiro-
Autor(es): dc.contributor.authorMiranda Junior, Pedro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-03T22:52:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-03T22:52:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-15-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Sequência de Ensino Investigativo Fenômenos Físicos e Químicospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869402-
Resumo: dc.description.abstractEsse Produto Educacional é parte integrante da pesquisa intitulada “Ensino de ciências por investigação: fenômenos físicos e químicos”, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Esse Produto tem como público-alvo docentes das disciplinas de Ciências e/ou Química do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, que buscam desenvolver em sala de aula uma sequência de ensino investigativo (SEI) com o objetivo de corroborar com o aprendizado de seus alunos. O ensino por investigação é uma abordagem de ensino que não necessita de recursos específicos, podendo ser realizada com os materiais disponíveis na escola, e que permite que os alunos se tornem sujeitos ativos em seu próprio aprendizado (SASSERON, 2015). A SEI contida neste material abrange atividades/etapas que Carvalho (2013) aponta como fundamentais, sendo elas: (i) proposição de um problema experimental ou teórico contextualizado; (ii) sistematização do conhecimento construído; (iii) contextualização do conhecimento. A SEI contém experimentos investigativos que promovem a construção de conceitos acerca de fenomenos físicos e químicos . A aplicação deste produto com estudantes da educação básica envidenciou potencialidades da SEI para a promoção da alfabetização científica dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent664 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino por investigaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectalfabetização científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de ciênciaspt_BR
Título: dc.titleSequência de Ensino Investigativo: Fenômenos Físicos e Químicospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons