Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Patrick | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-03T10:15:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-03T10:15:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | APÊNDICE C - PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869377 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho propôs o uso de um jogo de RPG (Role-Playing Game) autoral para o ensino e/ou fixação das propriedades físicas da matéria de forma colaborativa. RPG em tradução livre significa jogo de interpretação de personagens, no qual há um narrador/mestre, geralmente sendo o professor a assumir este papel, que conta a história aos jogadores, os alunos. Através do jogo de RPG é possível criar situações que transcendem a realidade da sala de aula, inserindo os alunos em um ambiente simulado, onde eles interpretam personagens criados com habilidades definidas previamente, enfrentando desafios propostos pelo mestre do jogo. O RPG proposto trata-se de um jogo com caráter lúdico-didático, enfocando os conteúdos: densidade, pontos de fusão e ebulição, polaridade, forças intermoleculares e solubilidade. O objetivo da pesquisa foi traçar as aproximações de algumas características e habilidades do jogo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e descrever como a utilização desse recurso favorece o desenvolvimento das mesmas. O produto educacional elaborado foi aplicado em alunos de 3ª série da Escola Estadual de Educação Profissional Osmira Eduardo de Castro, onde o pesquisador trabalha. Os alunos, sujeitos da pesquisa, viram os conteúdos abordados no jogo em uma série anterior, o que possibilitou a revisão, fixação e modificação dos mesmos. A pesquisa é de natureza qualitativa com observação participante, levando em consideração a ação dos sujeitos e interferência do pesquisador que pela própria natureza do RPG (a relação mestre/jogadores) interagiu na construção da história do jogo. O produto educacional foi apresentado a turma, incluindo apresentação da ambientação do jogo, regras e condução do jogo com os personagens pelos cenários da aventura sendo jogado em grupo. A coleta de dados da aplicação do RPG foi realizada através de transcrição das sessões do jogo em conjunto com o diário de campo do professor pesquisador. Posteriormente foi aplicado um questionário para verificar percepções gerais dos alunos sobre o jogo. Foi aplicada a técnica de análise de conteúdo por Bardin, os dados foram categorizados e enquadrados, relativo à habilidades e competências, permeadas no conteúdo e nos aspectos que o jogo favoreceu o desenvolvimento das mesmas. Verificou-se que houve resgate de conhecimentos prévios sobre densidade e forças intermoleculares, como propostos pelos respectivos desafios aplicados no jogo, assim como outros assuntos inicialmente não previstos, revelando potencial para trabalhar outros conteúdos. Também foi observado o aparecimento de algumas concepções alternativas e como estas influenciaram na previsão errônea das propriedades da matéria, como por exemplo, a dificuldade em estabelecer relação entre fórmulas estruturais e outros conceitos químicos para o entendimento de propriedades macroscópicas das substâncias. Foi ressaltado nos diálogos entre os alunos ao longo do jogo e suas percepções o uso intenso dos conhecimentos químicos para resolução dos desafios nos diversos contextos criados, e evidenciou-se o caráter lúdico do jogo, situando o RPG como uma ferramenta versátil na criação de situações de aprendizagem que envolvem conhecimentos científicos, no exercício e desenvolvimento de algumas competências e habilidades da BNCC, no mapeamento de dificuldades dos alunos e como metodologia alternativa e prazerosa para o ensino de química. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,0 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | RPG | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | jogo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | forças intermoleculares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | pt_BR |
Título: dc.title | SUPERFÍCIE: UMA AVENTURA DE RECOLONIZAÇÃO DA TERRA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA – PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUÍMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
APÊNDICE C - PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | Jogo | 4,1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869377/2/APÊNDICE C - PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons