O VAQUEIRO E SUAS REPRESENTAÇÕES EM ALTO LONGÁ-PI: reflexões e propostas para o Ensino de História

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Piauípt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFONSECA, EDUARDO MARQUES DA-
Autor(es): dc.contributor.authorBezerra, Danilo Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-02T22:18:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-02T22:18:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-20-
identificador: dc.identifier.otherO VAQUEIRO E SUAS REPRESENTAÇÕES EM ALTO LONGÁ-PI: reflexões e propostas para o Ensino de História.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869374-
Resumo: dc.description.abstractNa presente dissertação apresenta-se uma reflexão sobre a construção das representações em torno da figura do vaqueiro no município de Alto Longá (PI) e a inserção destas na prática docente. Os objetivos do trabalho foram: analisar o processo histórico de escolha do vaqueiro como protagonista desse território, percebendo como outras figuras ficaram à margem dessa construção identitária; bem como discutir a adequação dessas temáticas locais aos currículos em vigor, por meio da sugestão de situações de aprendizagem que envolvam as mesmas. Utilizou-se como fontes de pesquisa e como objetos de análise: as manifestações culturais existentes na Festa do Vaqueiro e no Museu do Vaqueiro. O texto está dividido em três capítulos: no primeiro são realizados debates conceituais sobre cultura, identidade, tradição e representação, traçando relações iniciais com o tema central; o segundo aborda a formação da cidade e do vaqueiro, fazendo conexões com as festividades e o museu; já o terceiro traz reflexões sobre Educação Patrimonial e, principalmente, Ensino de História, analisando a estruturação curricular e as adequações possíveis à referida temática. A metodologia de pesquisa utilizada foi a revisão bibliográfica, tanto de autores como Clifford Geertz, Michel de Certeau, Peter Burke, Pierre Nora, Roger Chartier, Sandra Pesavento e Stuart Hall: sobre aspectos teóricos de um modo geral, como trabalhos acadêmicos e jornalísticos diversos que tratam da cidade, do vaqueiro, das festas e do museu. Como resultados percebeu-se a forte identificação dos vaqueiros e da população longaense com as festividades, que crescem a cada ano e recebem milhares de visitantes. No entanto, essa identificação não se estendia ao museu – que se encontra fechado – e, mesmo quando estava em funcionamento, não recebia grande visitação e nem era integrado ao Dia do Vaqueiro. Constatou-se ainda que, apesar da festa ser em torno do vaqueiro, essa figura não se encontra presente no Ensino de História local, nem o vaqueiro nem os indígenas que dão nome à cidade. O recurso pedagógico desenvolvido como proposta de intervenção foi uma unidade temática que apresenta as diversas representações do vaqueiro em Alto Longá e como estas podem ser trabalhadas nos níveis fundamental e médio. Portanto, apresentamos propostas concretas e contextualizadas de situações de aprendizagem, que poderão nortear a construção do planejamento, execução e avaliação por parte dos docentes que atuam no Ensino de História naquela cidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent15,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlto Longá-PIpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentaçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVaqueiropt_BR
Título: dc.titleO VAQUEIRO E SUAS REPRESENTAÇÕES EM ALTO LONGÁ-PI: reflexões e propostas para o Ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFHISTÒRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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