Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Piauí | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FONSECA, EDUARDO MARQUES DA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bezerra, Danilo Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-02T22:18:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-02T22:18:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | O VAQUEIRO E SUAS REPRESENTAÇÕES EM ALTO LONGÁ-PI: reflexões e propostas para o Ensino de História.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869374 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na presente dissertação apresenta-se uma reflexão sobre a construção das representações em torno da figura do vaqueiro no município de Alto Longá (PI) e a inserção destas na prática docente. Os objetivos do trabalho foram: analisar o processo histórico de escolha do vaqueiro como protagonista desse território, percebendo como outras figuras ficaram à margem dessa construção identitária; bem como discutir a adequação dessas temáticas locais aos currículos em vigor, por meio da sugestão de situações de aprendizagem que envolvam as mesmas. Utilizou-se como fontes de pesquisa e como objetos de análise: as manifestações culturais existentes na Festa do Vaqueiro e no Museu do Vaqueiro. O texto está dividido em três capítulos: no primeiro são realizados debates conceituais sobre cultura, identidade, tradição e representação, traçando relações iniciais com o tema central; o segundo aborda a formação da cidade e do vaqueiro, fazendo conexões com as festividades e o museu; já o terceiro traz reflexões sobre Educação Patrimonial e, principalmente, Ensino de História, analisando a estruturação curricular e as adequações possíveis à referida temática. A metodologia de pesquisa utilizada foi a revisão bibliográfica, tanto de autores como Clifford Geertz, Michel de Certeau, Peter Burke, Pierre Nora, Roger Chartier, Sandra Pesavento e Stuart Hall: sobre aspectos teóricos de um modo geral, como trabalhos acadêmicos e jornalísticos diversos que tratam da cidade, do vaqueiro, das festas e do museu. Como resultados percebeu-se a forte identificação dos vaqueiros e da população longaense com as festividades, que crescem a cada ano e recebem milhares de visitantes. No entanto, essa identificação não se estendia ao museu – que se encontra fechado – e, mesmo quando estava em funcionamento, não recebia grande visitação e nem era integrado ao Dia do Vaqueiro. Constatou-se ainda que, apesar da festa ser em torno do vaqueiro, essa figura não se encontra presente no Ensino de História local, nem o vaqueiro nem os indígenas que dão nome à cidade. O recurso pedagógico desenvolvido como proposta de intervenção foi uma unidade temática que apresenta as diversas representações do vaqueiro em Alto Longá e como estas podem ser trabalhadas nos níveis fundamental e médio. Portanto, apresentamos propostas concretas e contextualizadas de situações de aprendizagem, que poderão nortear a construção do planejamento, execução e avaliação por parte dos docentes que atuam no Ensino de História naquela cidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 15,1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alto Longá-PI | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Representações | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vaqueiro | pt_BR |
Título: dc.title | O VAQUEIRO E SUAS REPRESENTAÇÕES EM ALTO LONGÁ-PI: reflexões e propostas para o Ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFHISTÒRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons