Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza Júnior, José Carlos Barros de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cabral, Natanael Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-02T14:04:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-02T14:04:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma sequência didática para o ensino de equações trigonométricas | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869360 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A preocupação com o ensino e aprendizagem no campo de conhecimento da matemática é uma realidade que alerta para todos os envolvidos no processo. Os documentos que norteiam a educação básica chamam a atenção sobre essa questão, o modo como o conhecimento é mediado, as metodologias de ensino, as práticas pedagógicas são fatores importantes que interferem diretamente na produtividade em sala de aula. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) é importante que estimule os alunos a buscar explicações e finalidades para as coisas, discutindo questões relativas à utilidade da Matemática, como ela foi construída, como pode construir para a solução tanto de problemas do cotidiano como de problemas ligados à investigação científica. Desse modo, o aluno pode identificar os conhecimentos matemáticos como meios que o auxiliam a compreender e atuar no mundo (Brasil, 1998, p.62). Para Nacarato (2011), é condizente evidenciar a necessidade de conectar ao processo de ensino da matemática elementos didático-pedagógicos que favoreçam a interação social desses conhecimentos. Assim, “é o professor quem cria as oportunidades para a aprendizagem, seja na escolha de atividades significativas e desafiadoras para seus alunos, seja na gestão de sala de aula. Então, cabe ao professor buscar estratégias que contribuam para o aprendizado dinâmico e produtivo. Desse modo, por intermédio da Dissertação “Uma Sequência didática para o Ensino de Equações Trigonométricas” do Programa de Pós – Graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará, foi desenvolvido um Produto Educacional, direcionado para docentes e discentes, com foco nos estudos das Equações Trigonométricas Fundamentais. O suporte teórico desse trabalho é a Teoria das Situações Didáticas de Brousseau (2008), nessa perspectiva, o intuito é organizar o objeto de conhecimento de modo a torná-lo mais inteligível para o aluno através da transposição didática. As intervenções das atividades da sequência didática estão articuladas com o construto de dispositivos comunicacionais escritos e orais, as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC) de Cabral (2017). Aliado a essa metodologia, é recomendado utilizar recortes históricos da trigonometria para estimular a aprendizagem do objeto de conhecimento desse produto educacional, por intermédio de uma intervenção pré – formal, bem como aplicativos de geometria dinâmica (Geogebra e Desmos) como ferramentas auxiliares nas construções das atividades da sequência didática, com a pretensão de proporcionar aulas mais dinâmicas e que fujam do tradicionalismo. As teorias indicadas para as análises dos resultados das aplicações das atividades são: Análise Microgenética de Góes (2000) e a Análise do Discurso de Mortimer e Scoot (2002). Esse produto educacional foi construído a partir da dissertação intitulada “Uma Sequência Didática para o Ensino de Equações Trigonométricas ”, e destinado para auxiliar professores e alunos que buscam mediar/aprender o ensino de Equações Trigonométricas com recursos metodológicos que apresentaram resultados satisfatórios (resultados da dissertação) para o processo educacional, além de contribuir para debates e fomentar estudos na área da educação matemática. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1471 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trigonometria-Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Título: dc.title | Uma Sequência Didática para o Ensino de Equações Trigonométricas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
José Carlos Barros de Souza Júnior - Produto Educacional.pdf | 571,33 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869360/1/José Carlos Barros de Souza Júnior - Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: