Quiz Famílias Orgânicas: Características e Propriedades.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRNpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-02T13:42:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-02T13:42:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-29-
identificador: dc.identifier.other4 - Produto educacional finalizadopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869358-
Resumo: dc.description.abstractA Química desempenha um papel crucial no currículo do Ensino Médio, apresentando relevância na sociedade atual. Entretanto, é comum encontrar alunos que enfrentam dificuldades para compreender os conteúdos, especialmente no que se refere à Química Orgânica. Nesse contexto, a Teoria da Aprendizagem Pelo Erro e a Teoria da Carga Cognitiva têm se destacado como uma alternativa viável para aprimorar o desempenho dos estudantes nessa disciplina. Fundamentada nessas teorias, o presente estudo tem como objetivo analisar a aplicação da aprendizagem por erros no ensino da Química Orgânica, utilizando um quiz educacional com foco em determinadas habilidades para turmas de 3ª séries do Ensino Médio em uma escola pública estadual. Espera-se contribuir, assim, para o aprimoramento das estratégias pedagógicas dos professores de Química, fornecer os recursos que possibilitam direcionar o desenvolvimento de métodos de ensino considerando os processos cognitivos na aprendizagem e analisando os erros como um mecanismo de redirecionamento da práxis pedagógica. A escolha desse tema é justificada pela necessidade de buscar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos alunos na compreensão da Química Orgânica, e nas formas de avaliar o estudante. A questão de pesquisa que norteia este estudo é: como a utilização da análise do erro dos estudantes pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de funções orgânicas? Os dados a serem discutidos foram coletados a partir da análise do conteúdo das respostas dos estudantes ao questionário, e, dessa forma, identificar os fatores que levam ao surgimento de erros e utilizar esse processo como uma ferramenta para o processo ensino-aprendizagem. O produto educacional será constituído de um jogo no formato de quiz e um manual para auxiliar o professor na análise dos padrões de respostas e trabalhar os erros observados dos estudantes redirecionando o professor em seus planos de aulas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectQuímica Orgânicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem pelo Erropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da Carga Cognitivapt_BR
Título: dc.titleQuiz Famílias Orgânicas: Características e Propriedades.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA – PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons