Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-02T13:42:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-02T13:42:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | 4 - Produto educacional finalizado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869358 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Química desempenha um papel crucial no currículo do Ensino Médio, apresentando relevância na sociedade atual. Entretanto, é comum encontrar alunos que enfrentam dificuldades para compreender os conteúdos, especialmente no que se refere à Química Orgânica. Nesse contexto, a Teoria da Aprendizagem Pelo Erro e a Teoria da Carga Cognitiva têm se destacado como uma alternativa viável para aprimorar o desempenho dos estudantes nessa disciplina. Fundamentada nessas teorias, o presente estudo tem como objetivo analisar a aplicação da aprendizagem por erros no ensino da Química Orgânica, utilizando um quiz educacional com foco em determinadas habilidades para turmas de 3ª séries do Ensino Médio em uma escola pública estadual. Espera-se contribuir, assim, para o aprimoramento das estratégias pedagógicas dos professores de Química, fornecer os recursos que possibilitam direcionar o desenvolvimento de métodos de ensino considerando os processos cognitivos na aprendizagem e analisando os erros como um mecanismo de redirecionamento da práxis pedagógica. A escolha desse tema é justificada pela necessidade de buscar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos alunos na compreensão da Química Orgânica, e nas formas de avaliar o estudante. A questão de pesquisa que norteia este estudo é: como a utilização da análise do erro dos estudantes pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de funções orgânicas? Os dados a serem discutidos foram coletados a partir da análise do conteúdo das respostas dos estudantes ao questionário, e, dessa forma, identificar os fatores que levam ao surgimento de erros e utilizar esse processo como uma ferramenta para o processo ensino-aprendizagem. O produto educacional será constituído de um jogo no formato de quiz e um manual para auxiliar o professor na análise dos padrões de respostas e trabalhar os erros observados dos estudantes redirecionando o professor em seus planos de aulas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,5 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Química Orgânica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem pelo Erro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da Carga Cognitiva | pt_BR |
Título: dc.title | Quiz Famílias Orgânicas: Características e Propriedades. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA – PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUÍMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
4 - Produto educacional finalizado.pdf | Quiz | 4,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869358/2/4 - Produto educacional finalizado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons