Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | dos Santos, Francisca | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-02T11:28:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-02T11:28:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto_educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869355 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa se caracteriza como uma experiência formativa com objetivo de caracterizar a influência de uma unidade didática para o ensino do conceito de soluções químicas em um contexto de aulas de química em uma escola do ensino médio. Adota como marco teórico a Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos, pela possibilidade de acompanhar tanto o processo de assimilação dos conceitos, como o planejamento didático metodológico relacionado à elaboração de um produto educacional voltado à didática aplicada ao ensino da química. Metodologicamente se estrutura em torno da elaboração de um esquema orientador de referência, adotado como o esquema da base orientadora completa da ação (EBOCA), o qual pressupõe a orientação desejada para o planejamento docente em virtude de caracterizar o máximo grau de generalização sobre o conceito de soluções aplicado ao nível médio de ensino, a partir do diagnóstico da base orientadora dos estudantes a respeito de como se conceitua as soluções químicas e como pode ser identificada, tratando-se do modelo do objeto e da ação. No percurso metodológico têm-se a proposta do desenvolvimento de tarefas que estão associadas às etapas condizentes a Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos. Como resultado apresenta os aspectos diagnósticos e o processo de reestruturação da orientação dos estudantes em função da execução de uma unidade didática. Os resultados trazem aspectos qualitativos da mudança de orientação, que apesar de não configurarem uma reconfiguração da orientação em sua totalidade, possibilitam uma discussão em relação à influência da didática desenvolvimental no âmbito da formação de conceitos químicos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 45,8 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Didática desenvolvimental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Base Orientadora | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Título: dc.title | UNIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE SOLUÇÕES QUÍMICAS NA PERSPECTIVA DESENVOLVIMENTAL. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA – PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUÍMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto_educacional.pdf | UNIDADE DIDÁTICA | 46,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869355/2/produto_educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons