UNIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE SOLUÇÕES QUÍMICAS NA PERSPECTIVA DESENVOLVIMENTAL.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRNpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authordos Santos, Francisca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-02T11:28:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-02T11:28:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-24-
identificador: dc.identifier.otherproduto_educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869355-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa se caracteriza como uma experiência formativa com objetivo de caracterizar a influência de uma unidade didática para o ensino do conceito de soluções químicas em um contexto de aulas de química em uma escola do ensino médio. Adota como marco teórico a Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos, pela possibilidade de acompanhar tanto o processo de assimilação dos conceitos, como o planejamento didático metodológico relacionado à elaboração de um produto educacional voltado à didática aplicada ao ensino da química. Metodologicamente se estrutura em torno da elaboração de um esquema orientador de referência, adotado como o esquema da base orientadora completa da ação (EBOCA), o qual pressupõe a orientação desejada para o planejamento docente em virtude de caracterizar o máximo grau de generalização sobre o conceito de soluções aplicado ao nível médio de ensino, a partir do diagnóstico da base orientadora dos estudantes a respeito de como se conceitua as soluções químicas e como pode ser identificada, tratando-se do modelo do objeto e da ação. No percurso metodológico têm-se a proposta do desenvolvimento de tarefas que estão associadas às etapas condizentes a Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos. Como resultado apresenta os aspectos diagnósticos e o processo de reestruturação da orientação dos estudantes em função da execução de uma unidade didática. Os resultados trazem aspectos qualitativos da mudança de orientação, que apesar de não configurarem uma reconfiguração da orientação em sua totalidade, possibilitam uma discussão em relação à influência da didática desenvolvimental no âmbito da formação de conceitos químicos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent45,8 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDidática desenvolvimentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBase Orientadorapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Título: dc.titleUNIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE SOLUÇÕES QUÍMICAS NA PERSPECTIVA DESENVOLVIMENTAL.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA – PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI

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