Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFPA campus Belém | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Silvia Sueli Santos da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Peniche, Laurenir Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Helena do Socorro Campos da (org.) | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-02T03:15:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-02T03:15:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Multilinguagens e saberes em África Aplicada à Sala de aula V3 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869350 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O componente curricular Multilinguagens e Saberes em África aplicados à Sala de Aula será desenvolvido no Curso de Aperfeiçoamento em Educação para Relações Etnicorraciais, com objetivo de evidenciar o diálogo contemporâneo que se estabelece por meio de múltiplas linguagens comunicacionais, percebidas como redes de significados culturais, visando o aprofundamento teórico-metodológico, no que diz respeito à Educação para as relações etnicorraciais e da cultura afro-brasileira e africana na Escola. O termo multilinguagens aponta para a necessidade da transversalidade dos temas que trataremos neste fascículo, portanto, destaca-se o papel das linguagens faladas, escritas, visuais e audiovisuais no combate ao preconceito, às discriminações, e, como meio de resistência e empoderamento de comunidades marginalizadas, para articular suas experiências através de discursos alternativos, que podem desafiar estruturas de poder existentes. As multilinguagens são reflexos das dinâmicas sociais de poder, e como tal contribuem para a formação do pensamento e da ideologia das culturas. Compreender como as linguagens influenciam nas percepções, decisões e práticas institucionais é essencial para desenvolver estratégias eficazes para a Educação Etnicorracial. Além disso, reconhecer a importância da inclusão das culturas africanas e afro-braseiras nos currículos escolares é também necessário para efetivação de um novo sistema escolar que possa oferecer perspectivas de reconhecimento das diversidades e saberes que estão presentes nos discursos que permeiam os processos de formação e informação, no centro dos quais está a mediação da Escola e do professor. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,20 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas antirracistas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Multilinguagens | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade etnicorracial | pt_BR |
Título: dc.title | Curso de aperfeiçoamento em educação para relações etnicorraciais: multilinguagens e saberes em África aplicada à sala de aula: volume 3 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Aperfeiçoamento em Educação para Relações Etnicorraciais | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Multilinguagens e Saberes em África Aplicados à Sala de Aula | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons