Curso de aperfeiçoamento em educação para relações etnicorraciais: multilinguagens e saberes em África aplicada à sala de aula: volume 3

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFPA campus Belémpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Silvia Sueli Santos da-
Autor(es): dc.contributor.authorPeniche, Laurenir Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Helena do Socorro Campos da (org.)-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-02T03:15:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-02T03:15:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherMultilinguagens e saberes em África Aplicada à Sala de aula V3pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869350-
Resumo: dc.description.abstractO componente curricular Multilinguagens e Saberes em África aplicados à Sala de Aula será desenvolvido no Curso de Aperfeiçoamento em Educação para Relações Etnicorraciais, com objetivo de evidenciar o diálogo contemporâneo que se estabelece por meio de múltiplas linguagens comunicacionais, percebidas como redes de significados culturais, visando o aprofundamento teórico-metodológico, no que diz respeito à Educação para as relações etnicorraciais e da cultura afro-brasileira e africana na Escola. O termo multilinguagens aponta para a necessidade da transversalidade dos temas que trataremos neste fascículo, portanto, destaca-se o papel das linguagens faladas, escritas, visuais e audiovisuais no combate ao preconceito, às discriminações, e, como meio de resistência e empoderamento de comunidades marginalizadas, para articular suas experiências através de discursos alternativos, que podem desafiar estruturas de poder existentes. As multilinguagens são reflexos das dinâmicas sociais de poder, e como tal contribuem para a formação do pensamento e da ideologia das culturas. Compreender como as linguagens influenciam nas percepções, decisões e práticas institucionais é essencial para desenvolver estratégias eficazes para a Educação Etnicorracial. Além disso, reconhecer a importância da inclusão das culturas africanas e afro-braseiras nos currículos escolares é também necessário para efetivação de um novo sistema escolar que possa oferecer perspectivas de reconhecimento das diversidades e saberes que estão presentes nos discursos que permeiam os processos de formação e informação, no centro dos quais está a mediação da Escola e do professor.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,20 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas antirracistaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMultilinguagenspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade etnicorracialpt_BR
Título: dc.titleCurso de aperfeiçoamento em educação para relações etnicorraciais: multilinguagens e saberes em África aplicada à sala de aula: volume 3pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseAperfeiçoamento em Educação para Relações Etnicorraciaispt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMultilinguagens e Saberes em África Aplicados à Sala de Aulapt_BR
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