Uma sequência de atividades para abordar aspectos do conteúdo de Reações químicas no Ensino médio utilizando realidade aumentada.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRNpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorde Miranda, Luciano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-02T18:01:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-02T18:01:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-31-
identificador: dc.identifier.other4 - Produto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869337-
Resumo: dc.description.abstractO acréscimo significativo de publicações sobre Realidade Aumentada (RA) no ensino de Química, principalmente nos anos de 2019 a 2022 tem chamado atenção. A facilidade do manuseio por parte dos estudantes, ubiquidade e mobilidade pode ser um fator que explique essa difusão, bem como o contexto pandêmico. Nesse sentido, este trabalho de pesquisa objetivou a produção de uma sequência de atividades, como proposta de Produto Educacional para a abordagem de aspectos do conteúdo de Reações Químicas no Ensino Médio, utilizando a realidade aumentada. O foco da investigação foi analisar barreiras e potencialidades da proposta, a partir das percepções dos estudantes participantes da pesquisa e de como os significados sobre esse conteúdo puderam ser mobilizados por estes no contexto das atividades em torno do uso da ferramenta. A etapa de coleta de dados empíricos foi realizada em uma turma de primeira série do ensino médio de uma escola pública situada na cidade do Natal-RN. Para o levantamento de dados foi utilizado diário de campo, gravações de áudio e das produções escritas ao longo das da sequência de atividades. A análise dessas informações considerou aportes teórico-metodológicos da abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram inicialmente a emergência de distintos significados e expressões dos estudantes acerca do conteúdo objeto do conhecimento, favorecendo a sondagem de ideias prévias que contribuíram para o planejamento docente. Foram observadas também a geração de novos modos de interação entre os discentes e o professor, e entre os próprios discentes, no contexto das atividades, propiciando novas formas de visualização, descrições e interpretações de evidências de fenômenos químicos. Isso pode ter contribuído para fomentar questionamentos e reflexões associados ao entendimento dos modelos e dos níveis de conhecimento químico, que possivelmente não seriam suscitadas em aulas convencionais. A estratégia pode ser útil enquanto proposta didática, apontando possibilidades ao professor de aguçar sua criatividade e direcionando-o a um planejamento articulado, dinâmico e mais bem fundamentado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,03 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRealidade Aumentadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência de atividadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReações Químicaspt_BR
Título: dc.titleUma sequência de atividades para abordar aspectos do conteúdo de Reações químicas no Ensino médio utilizando realidade aumentada.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA – PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI

Arquivos associados:
4 - Produto Educacional.pdfSequência de atividades1,06 MBAdobe PDF/bitstream/capes/869337/2/4 - Produto Educacional.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons