Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza Júnior, José Carlos Barros de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-02T13:58:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-02T13:58:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma Sequência Didática para o Ensino de Equações Trigonométricas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869332 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Apresento a pesquisa desenvolvida, por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM), da Universidade do Estado do Pará, relativo ao ensino e aprendizagem sobre Equações Trigonométricas Fundamentais. A pergunta norteadora da pesquisa foi: De que forma uma Sequência Didática, desenvolvida de acordo com o modelo estruturante (UARC), com o auxílio de material concreto e softwares, contribuirá para melhorias no processo de ensino e aprendizagem de Equações Trigonométricas? Para responder essa questão definiu-se o objetivo geral de propor o desenvolvimento de uma Sequência Didática para potencializar o ensino e aprendizagem de Equações Trigonométricas Fundamentais. A sequência didática está estruturada conforme o construto das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC), de acordo com Cabral (2017). Foram analisadas dissertações e livros didáticos sobre o tema, além de ter sido passado um questionário via Google Forms para professores de matemática do Ensino Médio e alunos egressos com perguntas pertinentes à pesquisa, os dados coletados corroboraram com os objetivos metodológicos traçados. A sequência didática foi aplicada para uma turma experimental e na turma de controle de processo foi ministrado o conteúdo de forma tradicional, após a conclusão das aulas e dinâmicas, foi passado um teste de verificação de aprendizagem para as duas turmas. A análise dos resultados está moldada de acordo com as teorias Análise Microgenética de Góes (2000) e Análise do Discurso de Mortimer e Scoot (2002). Os indícios de aprendizagem transcritos, juntamente com a média das notas do teste de verificação de aprendizagem da turma experimental, indicaram que a utilização da sequência didática para o ensino de equações trigonométricas fundamentais com o auxílio de materiais manipuláveis, provou ser uma alternativa metodológica eficiente para o ensino. Essa dissertação gerou o produto educacional intitulado “Uma Sequência Didática para o Ensino de Equações Trigonométricas” | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3896 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Equações Trigonométricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais Manipuláveis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | Uma Sequência Didática para o Ensino de Equações Trigonométricas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
José Carlos Barros de Souza Júnior - DISSERTAÇÃO.pdf | 3.9 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869332/1/José Carlos Barros de Souza Júnior - DISSERTAÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: