Uma Sequência Didática para o Ensino de Equações Trigonométricas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza Júnior, José Carlos Barros de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-02T13:58:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-02T13:58:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-02-
identificador: dc.identifier.otherUma Sequência Didática para o Ensino de Equações Trigonométricaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869332-
Resumo: dc.description.abstractApresento a pesquisa desenvolvida, por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM), da Universidade do Estado do Pará, relativo ao ensino e aprendizagem sobre Equações Trigonométricas Fundamentais. A pergunta norteadora da pesquisa foi: De que forma uma Sequência Didática, desenvolvida de acordo com o modelo estruturante (UARC), com o auxílio de material concreto e softwares, contribuirá para melhorias no processo de ensino e aprendizagem de Equações Trigonométricas? Para responder essa questão definiu-se o objetivo geral de propor o desenvolvimento de uma Sequência Didática para potencializar o ensino e aprendizagem de Equações Trigonométricas Fundamentais. A sequência didática está estruturada conforme o construto das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC), de acordo com Cabral (2017). Foram analisadas dissertações e livros didáticos sobre o tema, além de ter sido passado um questionário via Google Forms para professores de matemática do Ensino Médio e alunos egressos com perguntas pertinentes à pesquisa, os dados coletados corroboraram com os objetivos metodológicos traçados. A sequência didática foi aplicada para uma turma experimental e na turma de controle de processo foi ministrado o conteúdo de forma tradicional, após a conclusão das aulas e dinâmicas, foi passado um teste de verificação de aprendizagem para as duas turmas. A análise dos resultados está moldada de acordo com as teorias Análise Microgenética de Góes (2000) e Análise do Discurso de Mortimer e Scoot (2002). Os indícios de aprendizagem transcritos, juntamente com a média das notas do teste de verificação de aprendizagem da turma experimental, indicaram que a utilização da sequência didática para o ensino de equações trigonométricas fundamentais com o auxílio de materiais manipuláveis, provou ser uma alternativa metodológica eficiente para o ensino. Essa dissertação gerou o produto educacional intitulado “Uma Sequência Didática para o Ensino de Equações Trigonométricas”pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3896pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEquações Trigonométricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMateriais Manipuláveispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleUma Sequência Didática para o Ensino de Equações Trigonométricaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais