Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Liane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-02T13:49:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-02T13:49:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869331 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As atividades experimentais configuram-se como uma metodologia que permite a reflexão de fenômenos empíricos propiciando uma qualidade positiva para a aprendizagem dos conceitos científicos. Dessa forma, essa metodologia tem potencial para associar o fenômeno observável com a explicação teórica. Sendo assim a questão que se coloca é se as atividades experimentais problematizadas, articuladas a um contexto regional, possibilitam a aplicação e o desenvolvimento da aprendizagem de conceitos científicos químicos? Para responder a essa pergunta, foram selecionadas algumas temáticas regionais relacionadas à presença de recifes de corais, extração de sal marinho e produção de combustíveis. Esses contextos estão ligados ao ambiente e à economia do estado do Rio Grande do Norte. A partir dessas temáticas, foram criadas propostas de atividades experimentais problematizadas (AEP) fundamentadas nos três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Essas propostas foram aplicadas em duas turmas da 2ª série do Ensino Médio de uma escola particular da cidade do Natal. Os resultados obtidos deste trabalho evidenciaram que é viável organizar e realizar uma atividade experimental investigativa permitindo que o experimento esteja no caminho para a resolução do problema. A partir desses resultados, foi possível criar um guia de propostas para que o(a) professor(a) possa empregar as atividades experimentais em suas aulas de forma problematizada e contextualizada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 24,8 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades Experimentais Problematizadas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Três Momentos Pedagógicos | pt_BR |
Título: dc.title | Atividades experimentais problematizadas baseadas em contextos locais. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA – PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUÍMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional..pdf | Guia didático | 25,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869331/2/Produto Educacional..pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons