CARTILHA DE APOIO AO PROFESSOR: CARTILHA DE APOIO AO PROFESSOR: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LIGAÇÕES IÔNICAS BASEADA EM CONTEXTOS PROBLEMÁTICOS.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRNpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Hugo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-02T13:16:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-02T13:16:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-10-
identificador: dc.identifier.otherPE - cartilha de apoio ao professorpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869330-
Resumo: dc.description.abstractSão variados os obstáculos encontrados no aprendizado de ligações químicas, principalmente pelo nível de abstração necessário para compreender tais teorias. Assim, o uso de metodologias que garantam o protagonismo do aluno no ensino- aprendizagem vem ganhando destaque, dentre elas pode-se citar metodologias baseadas em contextos problemáticos e a contribuição didático-pedagógica da Sequência Didática como colaboradores desse processo. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver e avaliar uma sequência didática para o ensino de ligações iônicas utilizando contextos problemáticos para estudantes da 2ª série do Ensino Médio de uma escola da rede privada de Natal/RN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com objetivos descritivos realizada em uma escola da rede privada do Município de Natal/Rio Grande do Norte. A amostra do estudo foi constituída por 25 alunos da 2ª série do Ensino Médio. Para a coleta de dados foram elaborados três instrumentos, dos quais dois são questionários individuais antes e depois e um questionário motivacional. Em relação aos resultados, pode-se visualizar uma evolução na compreensão do conteúdo referente a ligações iônicas. Além disso, notou-se que os alunos se engajaram com os experimentos, conseguiram estabelecer conexões entre conceitos químicos e os fenômenos apresentados. Ainda, a maior parte da população alvo considerou a sequência didática como satisfatória, afirmando ter melhorado o desempenho acadêmico. Por fim, como produto final deste estudo, foi desenvolvida uma cartilha de apoio ao professor com descrições objetivas das intervenções utilizadas, facilitando o uso e implementação da proposta em diferentes contextos educacionais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent20,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLigações iônicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Aprendizagempt_BR
Título: dc.titleCARTILHA DE APOIO AO PROFESSOR: CARTILHA DE APOIO AO PROFESSOR: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LIGAÇÕES IÔNICAS BASEADA EM CONTEXTOS PROBLEMÁTICOS.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA – PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons