Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Hugo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-02T13:16:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-02T13:16:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE - cartilha de apoio ao professor | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869330 | - |
Resumo: dc.description.abstract | São variados os obstáculos encontrados no aprendizado de ligações químicas, principalmente pelo nível de abstração necessário para compreender tais teorias. Assim, o uso de metodologias que garantam o protagonismo do aluno no ensino- aprendizagem vem ganhando destaque, dentre elas pode-se citar metodologias baseadas em contextos problemáticos e a contribuição didático-pedagógica da Sequência Didática como colaboradores desse processo. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver e avaliar uma sequência didática para o ensino de ligações iônicas utilizando contextos problemáticos para estudantes da 2ª série do Ensino Médio de uma escola da rede privada de Natal/RN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com objetivos descritivos realizada em uma escola da rede privada do Município de Natal/Rio Grande do Norte. A amostra do estudo foi constituída por 25 alunos da 2ª série do Ensino Médio. Para a coleta de dados foram elaborados três instrumentos, dos quais dois são questionários individuais antes e depois e um questionário motivacional. Em relação aos resultados, pode-se visualizar uma evolução na compreensão do conteúdo referente a ligações iônicas. Além disso, notou-se que os alunos se engajaram com os experimentos, conseguiram estabelecer conexões entre conceitos químicos e os fenômenos apresentados. Ainda, a maior parte da população alvo considerou a sequência didática como satisfatória, afirmando ter melhorado o desempenho acadêmico. Por fim, como produto final deste estudo, foi desenvolvida uma cartilha de apoio ao professor com descrições objetivas das intervenções utilizadas, facilitando o uso e implementação da proposta em diferentes contextos educacionais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 20,3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ligações iônicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | CARTILHA DE APOIO AO PROFESSOR: CARTILHA DE APOIO AO PROFESSOR: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LIGAÇÕES IÔNICAS BASEADA EM CONTEXTOS PROBLEMÁTICOS. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA – PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUÍMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE - cartilha de apoio ao professor.pdf | Sequência Didática | 20,83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869330/2/PE - cartilha de apoio ao professor.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons