AS MULHERES NO CANGAÇO NORDESTINO (1916-1938): UM MANUAL PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Piauípt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCRUZ, ANA KARLA DA SILVA-
Autor(es): dc.contributor.authorMarinho, Joseanne Zingleara Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-31T15:48:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-31T15:48:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-28-
identificador: dc.identifier.otherAS MULHERES NO CANGAÇO NORDESTINO (1916-1938): UM MANUAL PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869320-
Resumo: dc.description.abstractOs estudos em torno da história das mulheres e do gênero vêm ocupando espaço cada vez maior e mais sólido nas pesquisas históricas no Brasil desde os anos 1960. O presente trabalho busca fazer uma análise sobre as experiências de mulheres que viveram no cangaço nordestino durante o período de 1916 a 1938. Para tal construção, buscamos as contribuições de autores que analisam essa problemática, tais como Joan Scott (1990), Circe Bittencourt (2004), Durval Muniz (2011), Guacira Lopes Louro (1996), Heleieth Saffiotti (2015), Eric Hobsbawn (2015), Rui Facó (1978), Jörn Rüsen (2001) e José D’Assunção Barros (2020). A análise bibliográfica busca subsídios para fomentar teoricamente e compreender a complexidade do tema, além de propiciar o embasamento de como essa temática aparece nos documentos que enfocam a educação, além de sugerir como fontes escritas e audiovisuais, ampliam e ajudam no processo de ensino-aprendizagem que envolve docentes e discentes no ensino básico de História. Com base nesse percurso de pesquisa, foi elaborada uma proposição didática com sugestões sobre como trabalhar as mulheres que fizeram parte do cangaço dentro das salas de aula do Ensino Fundamental II, já que os livros didáticos de História geralmente abordam de forma superficial essa participação feminina. Para tanto, a construção do conhecimento histórico perpassa o trabalho com as fontes, bem como a compreensão de um espaço e momento composto por nuances sociais, políticas, econômicas e culturais próprias. Para além disso, fornece mais informações sobre os aspectos que compõem a temática, passando pela busca da emancipação feminina na sociedade com a transformação das estruturas que dificultam essa emancipação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent23,8 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCangaçopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMulheres cangaceiraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRecurso Pedagógicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Título: dc.titleAS MULHERES NO CANGAÇO NORDESTINO (1916-1938): UM MANUAL PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFHISTÒRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons