Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Piauí | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS LIMA, VICTÓRIA RÉGIA DOS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Andrade Durão, Gustavo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-31T15:39:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-31T15:39:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | NA MINHA ALDEIA EU SOU HISTÓRIA: O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL E A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA NA CIDADE DE VALENÇA DO PIAUÍ.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869319 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No contexto do Piauí, as discussões de âmbito local ganham destaque nas salas de aula, a partir da promulgação, em 2020, do Currículo do Piauí. Documento normatizador dos conteúdos a serem abordados nas salas de aula do Estado, proposto aos municípios e financiado pelo poder público estadual. Este documento prevê que o ensino de História seja colocado em prática através da relação entre os alunos de escola pública, em especial aqueles que já passaram por mim em seu ciclo educacional, que a vontade de ultrapassar a realidade de suas vidas, seja sempre a sua luz. Brilhem em meio a escuridão que as vezes se instaura em nossa sociedadeHistória Geral e a História Local, a fim de aproximar os conteúdos aos estudantes, desenvolvendo uma identidade. A utilização da história local como recurso metodológico, pode auxiliar no processo de constituição identitária ao acrescentar na grade curricular os conteúdos da realidade dos alunos a um contexto mais geral. Nesse sentido, nos propomos a analisar as contribuições da História Local para o processo de construção identitária, a partir das produções históricas acerca do município de Valença do Piauí, evidenciando que a aplicação da História Local em sala de aula, no município em questão, desenvolve-se a partir da ação individual de cada docente, sem o auxílio de material didático adequado. Nesse percurso, autores como Stuart Hall (2005/2006), Manuel Castells (2018) e Canclini (1995) nos ajudam a entender o conceito de identidade e como esta é gerada em uma sociedade globalizada e multifacetada; Pierre Goubert (1988) e Farias de Barros (2012) nos orientam quanto a conceituação de História Local; Quanto ao sentido carregado pelo termo Currículo, fazemos uso dos apontamentos de Gimeno Sacristán (2013/2020), e como as diversas variáveis sociais implicam na formulação deste documento normatizador das habilidades e conteúdos levados à sala de aula. Utilizando a metodologia de análise de conteúdo formulada por Bardin (1977) desenvolvemos uma análise acerca de algumas produções historiográficas sobre o nosso espaço de análise, com o propósito de perceber as contribuições dessas obras para o processo de reconhecimento e identificação local, dividindo-as a partir de seu caráter histórico e memorialístico. Ao fim, notamos as contribuições do uso da História Local para o processo de reconhecimento e identificação ao seu espaço de vivência e das contribuições dessa ferramenta para um ensino de História contextualizado à realidade dos alunos. As produções sobre o município de Valença do Piauí, mesmo aquelas que não denotam um caráter histórico, podem ser utilizadas no desenvolvimento do sentimento de pertencimento, e consequentemente na construção ou reconhecimento identitário. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Valença do Piauí | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Título: dc.title | NA MINHA ALDEIA EU SOU HISTÓRIA: O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL E A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA NA CIDADE DE VALENÇA DO PIAUÍ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFHISTÒRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons