Tecnologias Digitais no Ensino de História: Discurso solucionista e plataformização na SEDUC/MT

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSoares, Carlos Rodrigo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-30T19:28:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-30T19:28:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Carlos Rodrigo Soarespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869304-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa buscou entender as relações entre o Ensino de História e as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC). Primeiramente passamos a realizar um levantamento bibliográfico fazendo um diálogo com as discussões da filosofia da tecnologia, partindo da perspectiva teórica da teoria ator-rede, de Bruno Latour e do realismo ontológico e limites analógicos discutidos por Ethan Kleinberg. Neste sentido, procuramos compreender o papel de uma História Digital no contexto contemporâneo e os discursos entorno de sua implementação na educação pública. Para isso, em segundo lugar buscamos as políticas públicas no estado de Mato Grosso para compreender as relações entre os discursos solucionistas tecnológicos e a racionalidade neoliberal. Em um terceiro momento, realizamos uma pesquisa empírica, através da análise de conteúdo, onde foi aplicado um questionário com os profissionais de História atuantes em 2023 nas escolas estaduais do polo da Diretoria Regional de Educação de Barra do Garças, no Mato Grosso. A partir desta pesquisa, percebemos a importância do desenvolvimento crítico entorno dos artefatos digitais no Ensino de História e do conhecimento da orientação de políticas públicas dentro de uma racionalidade neoliberal. Por fim, na dimensão propositiva desta pesquisa, foi desenvolvido um site para, primeiramente compartilhar os resultados desta pesquisa de maneira digital. Em segundo lugar, para criar um ambiente de divulgação histórica sobre o Ensino de História e as TDIC.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,58 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Saberes e práticas no espaço escolar; Escola, currículo e ensino de história; Tecnologias Digitais.pt_BR
Título: dc.titleTecnologias Digitais no Ensino de História: Discurso solucionista e plataformização na SEDUC/MTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons