Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Carlos Rodrigo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-30T19:28:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-30T19:28:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Carlos Rodrigo Soares | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869304 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa buscou entender as relações entre o Ensino de História e as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC). Primeiramente passamos a realizar um levantamento bibliográfico fazendo um diálogo com as discussões da filosofia da tecnologia, partindo da perspectiva teórica da teoria ator-rede, de Bruno Latour e do realismo ontológico e limites analógicos discutidos por Ethan Kleinberg. Neste sentido, procuramos compreender o papel de uma História Digital no contexto contemporâneo e os discursos entorno de sua implementação na educação pública. Para isso, em segundo lugar buscamos as políticas públicas no estado de Mato Grosso para compreender as relações entre os discursos solucionistas tecnológicos e a racionalidade neoliberal. Em um terceiro momento, realizamos uma pesquisa empírica, através da análise de conteúdo, onde foi aplicado um questionário com os profissionais de História atuantes em 2023 nas escolas estaduais do polo da Diretoria Regional de Educação de Barra do Garças, no Mato Grosso. A partir desta pesquisa, percebemos a importância do desenvolvimento crítico entorno dos artefatos digitais no Ensino de História e do conhecimento da orientação de políticas públicas dentro de uma racionalidade neoliberal. Por fim, na dimensão propositiva desta pesquisa, foi desenvolvido um site para, primeiramente compartilhar os resultados desta pesquisa de maneira digital. Em segundo lugar, para criar um ambiente de divulgação histórica sobre o Ensino de História e as TDIC. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,58 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Saberes e práticas no espaço escolar; Escola, currículo e ensino de história; Tecnologias Digitais. | pt_BR |
Título: dc.title | Tecnologias Digitais no Ensino de História: Discurso solucionista e plataformização na SEDUC/MT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons