Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Puckes, Edilbeth Graciella Ortt | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-30T19:23:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-30T19:23:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Edilbeth Puckes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869303 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa desenvolveu-se em torno de dois eixos abarcando o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental: os currículos educacionais vigentes e os múltiplos letramentos. Realizamos um diálogo com os autores: Abud (1993 e 2012), Fonseca (2003 e 2009), Kosselleck (2006), Schmidt (2012), Teodoro (2020), Ramos (2020) e outros, que ajudaram na compreensão do que é, como está constituído e a relevância social do ensino de História. Os três principais documentos curriculares analisados foram: a) Base Nacional Comum Curricular (2017); b) Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (2018); c) Política Educacional da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá/MT, denominada Escola Cuiabana: cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão (2019). A análise bibliográfica possibilitou pontuar os seguintes conceitos: Letramento (Freire, 1975 e 1996 e Soares, 1998 e 2005); Multiletramentos (Rojo, 2012); Letramento Digital (Azevedo et al, 2018; Rodrigues, 2018 e Fronza e Rodrigues Junior, 2021); Literacia e consciência histórica (Rüsen, 2001 e 2010; Lee, 2006; Azevedo, 2014 e Rocha, 2020) e Letramento Histórico-Digital (Silva, 2018). As análises, documental e bibliográfica, com foco nos currículos educacionais, nos múltiplos letramentos e na compreensão de que o ensino de História apreende uma importância social, contribuiram para propormos o Historiletrar e para definir aspectos importantes quanto a produção de atividades, as quais compõem o produto final dessa dissertação, a saber: um guia de atividades, que relaciona legislações, teoria e prática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,31 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Anos Iniciais. Propostas Curriculares. Letramentos. | pt_BR |
Título: dc.title | Letramentos e o Ensino de História nos Anos Iniciais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Edilbeth.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869303/2/Dissertacao_Edilbeth.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons