Letramentos e o Ensino de História nos Anos Iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPuckes, Edilbeth Graciella Ortt-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-30T19:23:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-30T19:23:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Edilbeth Puckespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869303-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa desenvolveu-se em torno de dois eixos abarcando o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental: os currículos educacionais vigentes e os múltiplos letramentos. Realizamos um diálogo com os autores: Abud (1993 e 2012), Fonseca (2003 e 2009), Kosselleck (2006), Schmidt (2012), Teodoro (2020), Ramos (2020) e outros, que ajudaram na compreensão do que é, como está constituído e a relevância social do ensino de História. Os três principais documentos curriculares analisados foram: a) Base Nacional Comum Curricular (2017); b) Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (2018); c) Política Educacional da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá/MT, denominada Escola Cuiabana: cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão (2019). A análise bibliográfica possibilitou pontuar os seguintes conceitos: Letramento (Freire, 1975 e 1996 e Soares, 1998 e 2005); Multiletramentos (Rojo, 2012); Letramento Digital (Azevedo et al, 2018; Rodrigues, 2018 e Fronza e Rodrigues Junior, 2021); Literacia e consciência histórica (Rüsen, 2001 e 2010; Lee, 2006; Azevedo, 2014 e Rocha, 2020) e Letramento Histórico-Digital (Silva, 2018). As análises, documental e bibliográfica, com foco nos currículos educacionais, nos múltiplos letramentos e na compreensão de que o ensino de História apreende uma importância social, contribuiram para propormos o Historiletrar e para definir aspectos importantes quanto a produção de atividades, as quais compõem o produto final dessa dissertação, a saber: um guia de atividades, que relaciona legislações, teoria e prática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,31 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Anos Iniciais. Propostas Curriculares. Letramentos.pt_BR
Título: dc.titleLetramentos e o Ensino de História nos Anos Iniciaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons