Jogos e Games x Metodologias Ativas: o placar na aprendizagem histórica

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLeal, Rívea Natchia de Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-30T19:18:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-30T19:18:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Rivea Lealpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869302-
Resumo: dc.description.abstractEssa pesquisa investiga o impacto da utilização de jogos e games no ensino de História para estudantes do 6º ano do ensino fundamental, em comparação com a metodologia ativa da Aprendizagem por Pares. O estudo discute a relevância do uso desses recursos como potencializadores e facilitadores na construção de conhecimentos históricos em sala de aula. O estudo explora a eficácia dessas abordagens, baseando-se em teorias educacionais e em obras de autores como Huizinga (2000), Costa (2017), Giacomoni (2013), Pereira (2013), Seffner (2013), Moran (2013, 2015, 2018). Adotou-se a metodologia da observação participante com utilização de grupos focais, sendo este um método qualitativo, permitindo a imersão no contexto pesquisado. Por meio de revisão bibliográfica e da metodologia da observação participante, a pesquisa envolveu dois grupos focais e examinou o impacto desses recursos na aprendizagem histórica. Um grupo utilizou jogos e games (Grupo Aplicação), enquanto o outro seguiu a metodologia da Aprendizagem por Pares (Grupo Controle). Foi constatado que, embora os jogos e games sejam estratégias promissoras para tornar o aprendizado mais lúdico e motivador, sua validade como potencializador da aprendizagem depende da integração com outras metodologias e recursos pedagógicos, destacando a importância da adaptação das estratégias de ensino às necessidades estudantis, reconhecendo suas diferentes formas de aprendizado. A metodologia da Aprendizagem por Pares demonstrou potencial para transformar significativamente a experiência educacional dos estudantes, favorecer a troca de conhecimentos e ampliar a interação estudantil. Ressalta-se a importância atribuída ao papel do professor na condução do processo de aprendizagem, tanto na explicação dos conteúdos quanto na mediação entre os recursos metodológicos e os objetivos educacionais. Um jogo de tabuleiro intitulado "Desbravando a Pré-História: Trilhando o modo de vida dos primeiros seres humanos" foi elaborado como produto educacional. Essa pesquisa contribui para uma compreensão mais profunda das práticas de ensino de História e ressalta a importância da adaptação das estratégias pedagógicas às necessidades dos estudantes, visando promover uma aprendizagem mais eficaz e significativa, e da valorização da abordagem metodológica docente como elemento central na qualidade do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,18 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; jogos; games; metodologias ativas.pt_BR
Título: dc.titleJogos e Games x Metodologias Ativas: o placar na aprendizagem históricapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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