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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Leal, Rívea Natchia de Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-30T19:18:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-30T19:18:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Rivea Leal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869302 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa pesquisa investiga o impacto da utilização de jogos e games no ensino de História para estudantes do 6º ano do ensino fundamental, em comparação com a metodologia ativa da Aprendizagem por Pares. O estudo discute a relevância do uso desses recursos como potencializadores e facilitadores na construção de conhecimentos históricos em sala de aula. O estudo explora a eficácia dessas abordagens, baseando-se em teorias educacionais e em obras de autores como Huizinga (2000), Costa (2017), Giacomoni (2013), Pereira (2013), Seffner (2013), Moran (2013, 2015, 2018). Adotou-se a metodologia da observação participante com utilização de grupos focais, sendo este um método qualitativo, permitindo a imersão no contexto pesquisado. Por meio de revisão bibliográfica e da metodologia da observação participante, a pesquisa envolveu dois grupos focais e examinou o impacto desses recursos na aprendizagem histórica. Um grupo utilizou jogos e games (Grupo Aplicação), enquanto o outro seguiu a metodologia da Aprendizagem por Pares (Grupo Controle). Foi constatado que, embora os jogos e games sejam estratégias promissoras para tornar o aprendizado mais lúdico e motivador, sua validade como potencializador da aprendizagem depende da integração com outras metodologias e recursos pedagógicos, destacando a importância da adaptação das estratégias de ensino às necessidades estudantis, reconhecendo suas diferentes formas de aprendizado. A metodologia da Aprendizagem por Pares demonstrou potencial para transformar significativamente a experiência educacional dos estudantes, favorecer a troca de conhecimentos e ampliar a interação estudantil. Ressalta-se a importância atribuída ao papel do professor na condução do processo de aprendizagem, tanto na explicação dos conteúdos quanto na mediação entre os recursos metodológicos e os objetivos educacionais. Um jogo de tabuleiro intitulado "Desbravando a Pré-História: Trilhando o modo de vida dos primeiros seres humanos" foi elaborado como produto educacional. Essa pesquisa contribui para uma compreensão mais profunda das práticas de ensino de História e ressalta a importância da adaptação das estratégias pedagógicas às necessidades dos estudantes, visando promover uma aprendizagem mais eficaz e significativa, e da valorização da abordagem metodológica docente como elemento central na qualidade do processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,18 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; jogos; games; metodologias ativas. | pt_BR |
Título: dc.title | Jogos e Games x Metodologias Ativas: o placar na aprendizagem histórica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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RIVEA_NATCHIA_DE_PAULA_LEAL_Dissertaçao depositada.pdf | 7,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869302/2/RIVEA_NATCHIA_DE_PAULA_LEAL_Dissertaçao depositada.pdfDownload |
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