Potencialidades e desafios na condução da disciplina práticas experimentais no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Hélida Duarte-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-30T20:13:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-30T20:13:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-05-
identificador: dc.identifier.otherPotencialidades e desafios na condução da disciplina práticas experimentais no ensino médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869288-
Resumo: dc.description.abstractProduto Educacional no formato de uma sequência didática, intitulada Potencialidades e Desafios na Condução da Disciplina Práticas Experimentais no Ensino Médio”. Este material de apoio é resultado da pesquisa, realizada com professores que lecionam a disciplina Práticas Experimentais de uma regional da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais em parceria com o Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (MPECM), Campus Viçosa/MG. Espera-se que esse material possa ser um exemplo para auxiliar o trabalho docente nas escolas que ofertam o Ensino Médio Integral. A sequência possui aulas dinâmicas e interativas, com propostas de experiências bem simples realizadas com materiais comuns aplicados no dia a dia do estudante, para demonstrar princípios científicos básicos, tornando-o mais participativo e interessante. O docente também percorre um caminho baseado em metodologias que garante uma aprendizagem mais significativa e interdisciplinar. O material de apoio foi elaborado com o objetivo de integrar e relacionar as disciplinas de Biologia, Física, Química e Matemática, seguindo o Plano de Curso de cada disciplina disponibilizado pela Secretaria de Educação de Minas Gerais. As atividades propostas podem ser adaptadas em cada aula a critério do professor e de acordo com a realidade e vivências dos estudantes. Que as ideias compartilhadas neste produto educacional inspirem os docentes da disciplina de Práticas Experimentais na elaboração de aulas práticas exitosas e conectadas com a realidade de cada escola.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent665,3 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectNovo Ensino Médio; Escola de Tempo Integral; Interdisciplinaridade; Ensino de Ciências da Naturezapt_BR
Título: dc.titlePotencialidades e desafios na condução da disciplina práticas experimentais no ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons