Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Iurczak, Michely Maria Zanão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-30T19:43:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-30T19:43:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Michely Iurczak | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869287 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O uso do SlamPoetry como estratégia em sala de aula, surgiu a partir da minha inquietação como professora de História efetiva da rede pública no Estado de Mato Grosso, lotada em escolas de perímetro urbano e periférica da cidade de Várzea Grande, onde presencio com muita frequência atos de violência no espaço escolar. Partindo dessa situação, é possível questionar: Como debater a prática da violência no espaço escolar? Como incluir nas aulas de História temáticas de conscientização de um ensino democrático e humano? De que forma os professores de História podem utilizar o Slam Poetry como estratégia para trabalhar a questão da violência e racismo no ensino de História? É no ambiente escolar que assuntos relevantes para a sociedade são debatidos e pensados coletivamente como professora e por muitas vezes mediadora de conflitos, penso que inserir a prática do Slam Poetry em aulas de história, seja um instrumento de ensino que possibilite aos estudantes contestarem toda forma de violência que eles presenciam e sofrem, ao mesmo tempo que se sintam estimula-dos a fazerem denúncias e pensarem coletivamente em possibilidades de mobilizarem ações de enfrentamento e resistência as mais diversas formas de violência e repressão que ferem sua humanidade. Nesse sentido o objetivo dessa dissertação é fazer uma reflexão sobre as possibilidades do Ensino de História levantar e debater questões pertinentes às práticas e discursos racistas que se traduzem em atos de violência na sociedade e como essas práticas refletem no espaço escolar, buscando inserir por meio de projeto pedagógico de intervenção e multidisciplinar as batalhas de poesia, conhecidas comoslams, na qual os estudantes sejam protagonistas e agentes de transformação no meio em que vivem e atuam., que o espaço escolar seja o palco de reflexões e debates diante do desafio da mudança de valores, de ló-gicas e representações sobre o outro, principalmente daqueles que se sentem violados de seus direitos e que fazem parte de grupos historicamente excluídos e oprimidos da sociedade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,12 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Slam Poetry, violência escolar, ensino democrático. | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de história, violência e racismo: o uso do slam poetry como estratégia em sala de aula | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertaçao - Michely Maria Zanao Iurczak (1).pdf | 4,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869287/2/Dissertaçao - Michely Maria Zanao Iurczak (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons