Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Valendolf, Silvio Cesar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-30T19:11:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-30T19:11:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Silvio Valendolf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869285 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação investiga o Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Professora Edeli Mantovani, em Sinop – MT e explora o entrelaçamento entre os elementos-chave de História, Cidadania e Democracia. Ao abordar a Educação de Jovens e Adultos (EJA), focalizamos não apenas na transmissão de conhecimento histórico, mas, também, na formação de cidadãos conscientes e participativos, elementos fundamentais para o fortalecimento dos pilares democráticos e para o resgate das condições cidadãs desses estudantes. Tendo por base metodológica a pesquisa qualitativa participante, analisamos as práticas pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que promovem uma compreensão crítica da História, identificando suas influências na construção da cidadania. Destacamos, também, a importância de serem desenvolvidas estratégias educacionais que capacitem os jovens e adultos a compreenderem não apenas o passado, mas, também, a participarem ativamente da sociedade contemporânea. Este estudo contribui para o avanço do campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), fornecendo luz sobre como o Ensino de História pode ser uma ferramenta eficaz na formação de cidadãos engajados, capazes de contribuir para a consolidação dos valores democráticos em suas comunidades e, por conseguinte, na sociedade em geral. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,34 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Educação de Jovens e Adultos; História; Cidadania; Democracia. | pt_BR |
Título: dc.title | A educação de jovens e adultos – EJA Na Escola Professora Edeli Mantovani, Sinop – MT: História, Educação e Cidadania | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertação silvio.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869285/2/dissertação silvio.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons