Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Victor Póvoas Jucá Corrêa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-30T19:05:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-30T19:05:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Victor Lima | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869284 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa no campo da educação histórica, compreendendo a cognição histórica situada dos jovens e a didática da história como verificação da consciência histórica de jovens e adultos, tem como objetivo refletir acerca da aprendizagem histórica através da fonte histórica do rap, do moçambicano Azagaia (Edson da Luz). Com a intenção de construir uma educação que liberte, ao refletir temas sensíveis, como a colonização e a permanência estrutural do sistema mundo pós-colonial, e a continuidade do colonialismo, ao abordar narrativa histórica nas músicas de rap, maçonaria e homem bomba de Azagaia, para que a partir do pensamento decolonial e ao abordar o rap e sua narrativa histórica, como prática descolonizadora de ensinar a história da África na perspectiva do rapper moçambicano. Realiza-se a aula histórica como forma de perceber a aprendizagem histórica de jovens através dos artefatos da cultura jovem no ensino médio em uma escola pública na cidade de Várzea Grande no Estado de Mato Grosso, sentidos pelos jovens na experiência, expressados em narrativas, que são suas interpretações. A reflexão referente às maneiras de pensar dos jovens, amostradas em suas narrativas entendidas enquanto reflexo de sua consciência histórica, são constituídas na interação com a cultura histórica, expressa na narrativa do rap possibilitando a orientação temporal no presente mobilizando uma educação histórica libertadora. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7.98 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Didática da história, Rap, Azagaia. | pt_BR |
Título: dc.title | "Maçonaria": entrecruzando a história do Brasil e a história da África com o rap de Azagaia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Victor.pdf | 8,09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869284/2/Dissertacao_Victor.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons