Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Uern | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Domingos, Hyago Saraiva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-29T11:25:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-29T11:25:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Hyago Saraiva Domingod | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869233 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho analisa um projeto pedagógico realizado no primeiro semestre de 2023 com alunos do Ensino Médio em Catolé do Rocha, Paraíba, na disciplina eletiva "Minha escola tem História: O Nordeste pelos estudantes". O objetivo foi desenvolver sequências didáticas para aulas de História, a serem disseminadas nas escolas públicas municipais e estaduais. A pesquisa envolveu 20 alunos em atividades como mapeamento da consciência histórica, visitas a prédios históricos, análise de fontes, uso de fotografias e discussão do documentário "Praça de Guerra". A metodologia baseou-se na Metodologia da Problematização e no Arco de Maguerez, promovendo aprendizagem ativa e reflexiva. Fundamentado na teoria da consciência histórica de Jörn Rüsen, o estudo conecta o aprendizado histórico à realidade dos alunos. O produto final, "Sequências Didáticas para História Local em Catolé do Rocha", será distribuído gratuitamente, visando enriquecer o ensino de história local e desenvolver competências críticas para a formação cidadã. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 17,6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Nordeste | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Catolé do Rocha | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequências Didáticas | pt_BR |
Título: dc.title | NORDESTE, IDENTIDADE E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA HISTÓRIA LOCAL EM CATOLÉ DO ROCHA/PB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO/TESE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Hyago Saraiva - Aryana.pdf | 18,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869233/2/Hyago Saraiva - Aryana.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons