Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Alagoas - IFAL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Luís Alves de Oliveira Ribeiro, Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alexandre Silva Pontes, Edel | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Francisco de Almeida Carvalho, Fabio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-28T17:45:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-28T17:45:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Modelo de Avaliação da qualidade dos serviços educacionais e guia de utilização | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869183 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta produto educacional analisa a percepção da qualidade dos serviços educacionais em uma instituição pública federal de ensino, propondo um modelo para avaliação institucional na Educação Profissional Técnica de Nível Médio e um Guia para utilização. O modelo foi criado a partir do desenvolvimento de pesquisa de dissertação que adotou uma abordagem quantitativa, utilizando questionários baseados no modelo HEDPERF e no SINAES para coletar dados dos discentes dos cursos técnicos. O modelo foi testado e aplicado no IFAL - Campus Satuba nos cursos técnicos de nível médio na modalidade integrado de Agroindústria e Agropecuária. Os resultados indicam que as dimensões de qualidade mais valorizadas pelos estudantes são Reputação, Acesso, Aspectos Acadêmicos e Formação Acadêmica e Profissional. A análise estatística confirmou a adequabilidade e validade do modelo proposto, que pode ser utilizado como um produto educacional para a melhoria contínua dos serviços oferecidos pelos Institutos Federais. O modelo está incorporado ao guia de utilização. A originalidade do trabalho reside na adaptação de modelos de avaliação da qualidade para o contexto específico da educação profissional e tecnológica, proporcionando uma ferramenta robusta para a gestão educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,66 mB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade. Educação Profissional. Ensino Técnico. ProfEPT. Avaliação Institucional. | pt_BR |
Título: dc.title | Modelo de Avaliação da Qualidade dos Serviços Educacionais do Ensino Médio Técnico dos Institutos Federais e Guia de Utilização do Modelo de Avaliação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação, Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Educacional_Ricardo_Ribeiro_V.Final_Catalogada.pdf | 2,73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869183/2/Produto_Educacional_Ricardo_Ribeiro_V.Final_Catalogada.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons