Modelo de Avaliação da Qualidade dos Serviços Educacionais do Ensino Médio Técnico dos Institutos Federais e Guia de Utilização do Modelo de Avaliação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Alagoas - IFALpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLuís Alves de Oliveira Ribeiro, Ricardo-
Autor(es): dc.contributor.authorAlexandre Silva Pontes, Edel-
Autor(es): dc.contributor.authorFrancisco de Almeida Carvalho, Fabio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-28T17:45:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-28T17:45:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-26-
identificador: dc.identifier.otherModelo de Avaliação da qualidade dos serviços educacionais e guia de utilizaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869183-
Resumo: dc.description.abstractEsta produto educacional analisa a percepção da qualidade dos serviços educacionais em uma instituição pública federal de ensino, propondo um modelo para avaliação institucional na Educação Profissional Técnica de Nível Médio e um Guia para utilização. O modelo foi criado a partir do desenvolvimento de pesquisa de dissertação que adotou uma abordagem quantitativa, utilizando questionários baseados no modelo HEDPERF e no SINAES para coletar dados dos discentes dos cursos técnicos. O modelo foi testado e aplicado no IFAL - Campus Satuba nos cursos técnicos de nível médio na modalidade integrado de Agroindústria e Agropecuária. Os resultados indicam que as dimensões de qualidade mais valorizadas pelos estudantes são Reputação, Acesso, Aspectos Acadêmicos e Formação Acadêmica e Profissional. A análise estatística confirmou a adequabilidade e validade do modelo proposto, que pode ser utilizado como um produto educacional para a melhoria contínua dos serviços oferecidos pelos Institutos Federais. O modelo está incorporado ao guia de utilização. A originalidade do trabalho reside na adaptação de modelos de avaliação da qualidade para o contexto específico da educação profissional e tecnológica, proporcionando uma ferramenta robusta para a gestão educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,66 mBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectQualidade. Educação Profissional. Ensino Técnico. ProfEPT. Avaliação Institucional.pt_BR
Título: dc.titleModelo de Avaliação da Qualidade dos Serviços Educacionais do Ensino Médio Técnico dos Institutos Federais e Guia de Utilização do Modelo de Avaliaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação, Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADApt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons