Uma abordagem da pedagogia histórico-crítica na prática docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDUARTE, Paulo César Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-27T19:02:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-27T19:02:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-27-
identificador: dc.identifier.otherUma abordagem da pedagogia histórico-crítica na prática docentept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869135-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional, na forma de e-book, apresenta uma síntese dos resultados de uma investigação desenvolvida ao longo do período de 2022 a 2024, durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, cujo produto final é a dissertação intitulada “Os aplicativos educacionais à luz da pedagogia histórico-crítica no ensino e na aprendizagem de matemática”. A obra explora a relação entre tecnologia e educação, destaca a escolha criteriosa de aplicativos educacionais e apresenta a Pedagogia Histórico-Crítica, propondo uma atividade pedagógica para o ensino de Matemática. Dessa forma, este e-book foi criado para auxiliar professores de Matemática a integrarem aplicativos educacionais em suas práticas pedagógicas, fundamentadas na Pedagogia HistóricoCrítica (PHC). Para tanto, a proposta da construção deste produto educacional utilizou como referencial teórico autores, como: Gasparin (2012), Marsiglia (2011), Moraes (2014; 2016) Moraes e Peixoto (2017), Petenucci (2008), Saviani (2021a; 2021b), entre outros. Para a coleta de dados, foram utilizados cinco instrumentos: entrevista semiestruturada, questionários, observação participante, diário de campo e avaliações. Verificou-se que o uso de recursos visuais e interativos contribuiu para uma melhor compreensão dos conteúdos matemáticos, tornando as aulas mais dinâmicas, o que aumentou o interesse dos alunos pela disciplina. Embora este estudo tenha trazido avanços significativos para as práticas pedagógicas, futuras pesquisas podem explorar o impacto a longo prazo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2157 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAplicativos Educacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e Aprendizagem de Matemáticapt_BR
Título: dc.titleUma abordagem da pedagogia histórico-crítica na prática docentept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons