Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DUARTE, Paulo César Vieira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-27T19:02:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-27T19:02:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma abordagem da pedagogia histórico-crítica na prática docente | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869135 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional, na forma de e-book, apresenta uma síntese dos resultados de uma investigação desenvolvida ao longo do período de 2022 a 2024, durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, cujo produto final é a dissertação intitulada “Os aplicativos educacionais à luz da pedagogia histórico-crítica no ensino e na aprendizagem de matemática”. A obra explora a relação entre tecnologia e educação, destaca a escolha criteriosa de aplicativos educacionais e apresenta a Pedagogia Histórico-Crítica, propondo uma atividade pedagógica para o ensino de Matemática. Dessa forma, este e-book foi criado para auxiliar professores de Matemática a integrarem aplicativos educacionais em suas práticas pedagógicas, fundamentadas na Pedagogia HistóricoCrítica (PHC). Para tanto, a proposta da construção deste produto educacional utilizou como referencial teórico autores, como: Gasparin (2012), Marsiglia (2011), Moraes (2014; 2016) Moraes e Peixoto (2017), Petenucci (2008), Saviani (2021a; 2021b), entre outros. Para a coleta de dados, foram utilizados cinco instrumentos: entrevista semiestruturada, questionários, observação participante, diário de campo e avaliações. Verificou-se que o uso de recursos visuais e interativos contribuiu para uma melhor compreensão dos conteúdos matemáticos, tornando as aulas mais dinâmicas, o que aumentou o interesse dos alunos pela disciplina. Embora este estudo tenha trazido avanços significativos para as práticas pedagógicas, futuras pesquisas podem explorar o impacto a longo prazo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2157 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Histórico-Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos Educacionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e Aprendizagem de Matemática | pt_BR |
Título: dc.title | Uma abordagem da pedagogia histórico-crítica na prática docente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Uma abordagem da pedagogia histórico-crítica na prática.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869135/2/Uma abordagem da pedagogia histórico-crítica na prática.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons