Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | REIS, Thuany Sales | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Luiz Carlos Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-27T13:24:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-27T13:24:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto educacional espaço confinado realidade virtual | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869133 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional que tem como finalidade preparar profissionais para auxiliar no desenvolvimento do país. Em virtude das necessidades e capacidades intelectuais, o ser humano tem buscado, com o passar do tempo, desenvolver tecnologias que viabilizem melhorias para seus processos diários. Diante desse contexto as questões de pesquisa que norteiam a investigação foram: como é possível a realização de práticas pedagógicas para atividades em espaços confinados através do uso de ferramentas tecnológicas? Como um simulador de realidade virtual possibilita a percepção de riscos em um espaço confinado? Buscando respostas, a presente pesquisa teve como objetivo geral desenvolver práticas pedagógicas utilizando um simulador de realidade virtual para atividades em espaços confinados. Os objetivos específicos foram: investigar, na literatura existente, conceitos sobre o uso do espaço confinado na EPT em sala de aula; verificar a existência do uso da realidade virtual e espaços confinados no Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju; desenvolver atividades a partir de questionário com os discentes e entrevista semiestruturada com a docente da disciplina Atmosfera Explosiva e Espaço Confinado, do curso de Segurança do Trabalho do IFS, para o uso do simulador de realidade virtual na prática pedagógica de atividade em espaços confinados; implementar um simulador de realidade virtual para atividades de espaços confinados, com o uso do óculos 3D. Por se tratar de uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualiquantitativa, utilizou-se da aplicação da técnica de coleta de dados por meio do grupo focal com a participação de uma professora e 13 alunos, permitindo a discussão e a troca de experiências em torno da temática em questão. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza aplicada e de abordagem qualiquantitativa, e em relação aos procedimentos é uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa-ação, cujo público-alvo foram os discentes e a docente da disciplina Atmosfera Explosiva e Espaço Confinado, do curso de Segurança do Trabalho do IFS, campus Aracaju. Diante das avaliações criou-se o produto educacional Confined Space, que possibilitou simular a realidade virtual de um espaço confinado. Nas análises desenvolvidas verificou-se que os discentes e docentes apresentaram opiniões em comum quanto a aprovação do uso de realidade virtual como estratégia didática pedagógica e tecnológica para aplicações em espaços educacionais da EPT. Desta forma, vale destacar a pertinência da utilização de práticas pedagógicas alternativas proporcionando a interatividade e melhor compreensão dos conteúdos de forma dinâmica e criativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7.280 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | EPT. Espaço Confinado. Práticas Pedagógicas. Simulador educacional. | pt_BR |
Título: dc.title | ESPAÇO CONFINADO: UMA EXPERIÊNCIA COM A REALIDADE VIRTUAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional - Thuany.pdf | 7,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869133/2/Produto educacional - Thuany.pdfDownload | |
DISSERTAÇÃO - Thuany Sales.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869133/3/DISSERTAÇÃO - Thuany Sales.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons