ESPAÇO CONFINADO: UMA EXPERIÊNCIA COM A REALIDADE VIRTUAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorREIS, Thuany Sales-
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Luiz Carlos Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-27T13:24:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-27T13:24:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-27-
identificador: dc.identifier.otherproduto educacional espaço confinado realidade virtualpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869133-
Resumo: dc.description.abstractA Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional que tem como finalidade preparar profissionais para auxiliar no desenvolvimento do país. Em virtude das necessidades e capacidades intelectuais, o ser humano tem buscado, com o passar do tempo, desenvolver tecnologias que viabilizem melhorias para seus processos diários. Diante desse contexto as questões de pesquisa que norteiam a investigação foram: como é possível a realização de práticas pedagógicas para atividades em espaços confinados através do uso de ferramentas tecnológicas? Como um simulador de realidade virtual possibilita a percepção de riscos em um espaço confinado? Buscando respostas, a presente pesquisa teve como objetivo geral desenvolver práticas pedagógicas utilizando um simulador de realidade virtual para atividades em espaços confinados. Os objetivos específicos foram: investigar, na literatura existente, conceitos sobre o uso do espaço confinado na EPT em sala de aula; verificar a existência do uso da realidade virtual e espaços confinados no Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju; desenvolver atividades a partir de questionário com os discentes e entrevista semiestruturada com a docente da disciplina Atmosfera Explosiva e Espaço Confinado, do curso de Segurança do Trabalho do IFS, para o uso do simulador de realidade virtual na prática pedagógica de atividade em espaços confinados; implementar um simulador de realidade virtual para atividades de espaços confinados, com o uso do óculos 3D. Por se tratar de uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualiquantitativa, utilizou-se da aplicação da técnica de coleta de dados por meio do grupo focal com a participação de uma professora e 13 alunos, permitindo a discussão e a troca de experiências em torno da temática em questão. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza aplicada e de abordagem qualiquantitativa, e em relação aos procedimentos é uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa-ação, cujo público-alvo foram os discentes e a docente da disciplina Atmosfera Explosiva e Espaço Confinado, do curso de Segurança do Trabalho do IFS, campus Aracaju. Diante das avaliações criou-se o produto educacional Confined Space, que possibilitou simular a realidade virtual de um espaço confinado. Nas análises desenvolvidas verificou-se que os discentes e docentes apresentaram opiniões em comum quanto a aprovação do uso de realidade virtual como estratégia didática pedagógica e tecnológica para aplicações em espaços educacionais da EPT. Desta forma, vale destacar a pertinência da utilização de práticas pedagógicas alternativas proporcionando a interatividade e melhor compreensão dos conteúdos de forma dinâmica e criativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.280 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEPT. Espaço Confinado. Práticas Pedagógicas. Simulador educacional.pt_BR
Título: dc.titleESPAÇO CONFINADO: UMA EXPERIÊNCIA COM A REALIDADE VIRTUALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADApt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons