Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFSP | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Amorim, Willian Campos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gouveia, Riama Coelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-20T20:29:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-20T20:29:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | ProdutoComISBNVol1 | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | ProdutoComISBNVol2 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868996 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O material apresenta instruções curriculares construídas a partir da análise das percepções de estudantes com deficiência física egressos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP Campus Sertãozinho. No contexto da Inclusão escolar entendemos que algumas mudanças de paradigmas necessitam ser trabalhadas, no intuito de minimizar os efeitos específicos que o fatos exclusão pode causar direta ou indiretamente nos aspectos pedagógicos, didáticos e metodológicos no ensino da Educação Física no Ensino Médio Integrado. Essas especificidades da inclusão, muitas vezes, influenciam na participação ou não dos estudantes com algum tipo de deficiência nas atividades específicas propostas no componente curricular Educação Física. O guia instrucional – Volumes I e II – aqui apresentados, foi elaborado na dissertação de mestrado intitulada “Projetos Pedagógicos para o Ensino Médio Integrado: (Re)Pensando a Inclusão de Estudantes com Deficiência Física na Educação Física”, da autoria de Willian Campos Amorim, sendo resultado de um trabalho que buscou nortear as ações dos professores do Ensino Médio Integrado do IFSP no componente curricular Educação Física, sinalizando o (re)pensar sobre os estudantes com deficiência física, em suas manifestações e fenômenos corporais, assim como, o desenvolvimento da autonomia, criticidade, cientificidade e integralidade, considerando as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais, com foco em sua formação integral. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 14064 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Título: dc.title | Guia Instrucional: Educação Física, Inclusão e Deficiência Física no Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ProdutoComISBN_Vol1.pdf | Volume 1 do Guia Instrucional | 7,83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868996/2/ProdutoComISBN_Vol1.pdfDownload |
ProdutoComISBN_Vol2.pdf | Volume 2 do Guia Instrucional | 6,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868996/3/ProdutoComISBN_Vol2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons