Guia Instrucional: Educação Física, Inclusão e Deficiência Física no Ensino Médio Integrado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFSPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAmorim, Willian Campos-
Autor(es): dc.contributor.authorGouveia, Riama Coelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-20T20:29:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-20T20:29:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-
identificador: dc.identifier.otherProdutoComISBNVol1pt_BR
identificador: dc.identifier.otherProdutoComISBNVol2pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868996-
Resumo: dc.description.abstractO material apresenta instruções curriculares construídas a partir da análise das percepções de estudantes com deficiência física egressos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP Campus Sertãozinho. No contexto da Inclusão escolar entendemos que algumas mudanças de paradigmas necessitam ser trabalhadas, no intuito de minimizar os efeitos específicos que o fatos exclusão pode causar direta ou indiretamente nos aspectos pedagógicos, didáticos e metodológicos no ensino da Educação Física no Ensino Médio Integrado. Essas especificidades da inclusão, muitas vezes, influenciam na participação ou não dos estudantes com algum tipo de deficiência nas atividades específicas propostas no componente curricular Educação Física. O guia instrucional – Volumes I e II – aqui apresentados, foi elaborado na dissertação de mestrado intitulada “Projetos Pedagógicos para o Ensino Médio Integrado: (Re)Pensando a Inclusão de Estudantes com Deficiência Física na Educação Física”, da autoria de Willian Campos Amorim, sendo resultado de um trabalho que buscou nortear as ações dos professores do Ensino Médio Integrado do IFSP no componente curricular Educação Física, sinalizando o (re)pensar sobre os estudantes com deficiência física, em suas manifestações e fenômenos corporais, assim como, o desenvolvimento da autonomia, criticidade, cientificidade e integralidade, considerando as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais, com foco em sua formação integral.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent14064pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Título: dc.titleGuia Instrucional: Educação Física, Inclusão e Deficiência Física no Ensino Médio Integradopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado ProfEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
ProdutoComISBN_Vol1.pdfVolume 1 do Guia Instrucional7,83 MBAdobe PDF/bitstream/capes/868996/2/ProdutoComISBN_Vol1.pdfDownload
ProdutoComISBN_Vol2.pdfVolume 2 do Guia Instrucional6,23 MBAdobe PDF/bitstream/capes/868996/3/ProdutoComISBN_Vol2.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons