Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Catarinense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Thiago Henrique de Castro e | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Placido, Reginaldo Leandro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-20T14:28:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-20T14:28:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | A ESCOLA COMO LUGAR: UMA LEITURA A PARTIR DO ENSINO DE GEOGRAFIA, | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Construindo Conhecimentos Científicos Geográficos: Lugar e Paisagem | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868981 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ter a escola como objeto de pesquisa representa dispor de um leque repleto de possíveis investigações, pois no interior de cada escola existem diversas características e particularidades que são passíveis de investigação. Este estudo se desenvolveu na linha de pesquisa “Saberes e Conhecimentos da Geografia no Espaço Escolar”, e buscou entender como a escola pode se constituir enquanto lugar de identificação dos estudantes. Teve como objetivo principal compreender se o processo de ensino-aprendizagem das categorias geográficas lugar e paisagem, poderia auxiliar os estudantes na percepção e compreensão do espaço geográfico, a partir da problematização da vivência cotidiana na instituição escolar. Para isso, a pesquisa procurou identificar características da cultura escolar, existentes na instituição, que poderiam contribuir para o ensino de geografia, explorando funções e potencialidades das intersecções entre geografia e arte na escola. A vivência dos estudantes nos diferentes ambientes da instituição escolar é carregada de grande potencial pedagógico, sendo considerada uma importante estratégia para o desenvolvimento de aprendizagens socialmente significativas. Para atender os objetivos do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (ProfGEO), uma sequência didática foi elaborada como produto educacional e teve como propósito proporcionar aos estudantes a apropriação conceitual das categorias geográficas lugar e paisagem, tendo como ponto de partida as suas vivências no ambiente escolar. A ação valorizou as histórias dos estudantes na instituição escolar, visando proporcionar aos sujeitos de pesquisa a possibilidade de fortalecerem sua identificação com a escola. O produto se tornou um instrumento de análise do espaço geográfico, abrindo possibilidade para os estudantes se perceberem como protagonistas na construção de seu espaço vivido. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Paisagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | pt_BR |
Título: dc.title | A ESCOLA COMO LUGAR: UMA LEITURA A PARTIR DO ENSINO DE GEOGRAFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Geografia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Saberes e Conhecimentos da Geografia no Espaço Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons