A ESCOLA COMO LUGAR: UMA LEITURA A PARTIR DO ENSINO DE GEOGRAFIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Catarinensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Thiago Henrique de Castro e-
Autor(es): dc.contributor.authorPlacido, Reginaldo Leandro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-20T14:28:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-20T14:28:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-
identificador: dc.identifier.otherA ESCOLA COMO LUGAR: UMA LEITURA A PARTIR DO ENSINO DE GEOGRAFIA,pt_BR
identificador: dc.identifier.otherConstruindo Conhecimentos Científicos Geográficos: Lugar e Paisagempt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868981-
Resumo: dc.description.abstractTer a escola como objeto de pesquisa representa dispor de um leque repleto de possíveis investigações, pois no interior de cada escola existem diversas características e particularidades que são passíveis de investigação. Este estudo se desenvolveu na linha de pesquisa “Saberes e Conhecimentos da Geografia no Espaço Escolar”, e buscou entender como a escola pode se constituir enquanto lugar de identificação dos estudantes. Teve como objetivo principal compreender se o processo de ensino-aprendizagem das categorias geográficas lugar e paisagem, poderia auxiliar os estudantes na percepção e compreensão do espaço geográfico, a partir da problematização da vivência cotidiana na instituição escolar. Para isso, a pesquisa procurou identificar características da cultura escolar, existentes na instituição, que poderiam contribuir para o ensino de geografia, explorando funções e potencialidades das intersecções entre geografia e arte na escola. A vivência dos estudantes nos diferentes ambientes da instituição escolar é carregada de grande potencial pedagógico, sendo considerada uma importante estratégia para o desenvolvimento de aprendizagens socialmente significativas. Para atender os objetivos do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (ProfGEO), uma sequência didática foi elaborada como produto educacional e teve como propósito proporcionar aos estudantes a apropriação conceitual das categorias geográficas lugar e paisagem, tendo como ponto de partida as suas vivências no ambiente escolar. A ação valorizou as histórias dos estudantes na instituição escolar, visando proporcionar aos sujeitos de pesquisa a possibilidade de fortalecerem sua identificação com a escola. O produto se tornou um instrumento de análise do espaço geográfico, abrindo possibilidade para os estudantes se perceberem como protagonistas na construção de seu espaço vivido.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCultura escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPaisagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDidáticapt_BR
Título: dc.titleA ESCOLA COMO LUGAR: UMA LEITURA A PARTIR DO ENSINO DE GEOGRAFIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Geografiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSaberes e Conhecimentos da Geografia no Espaço Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.