Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio; | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Hora, Talita Dutra da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Lourdes Maria Werle De | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-20T13:10:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-20T13:10:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | CADERNO DE ATIVIDADES: O USO ESTRATÉGICO DO DESENHO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868968 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional foi elaborado a partir de uma pesquisa de mestrado intitulada “Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um olhar para o uso estratégico de desenhos”, desenvolvida no Programa de Pós graduação em Ensino (PPGEN), da Universidade Estadual do Norte do Paraná, disponível no site do Programa de Pós-graduação em Ensino – PPGEN/ UENP, através do link: https://uenp.edu.br/ppgen-produtos-educacionais. Trata-se de um material de apoio, denominado Caderno de Atividades, que tem como objetivo apresentar possibilidades de atividades de modelagem matemática com o uso de desenhos, que podem ser desenvolvidas por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este material inclui uma breve base teórica relativamente à modelagem matemática e a sala de aula, o uso de desenhos e a intervenção do professor. Na sequência, são apresentadas quatro atividades de modelagem matemática desenvolvidas em uma turma do 5° ano do Ensino Fundamental, em que a primeira autora deste trabalho atuou como professora. Cada atividade de modelagem matemática apresenta sua especificidade. Sendo assim, mesmo com as sugestões descritas neste material, a implementação em sala de aula poderá apresentar resultados diferentes, dado que os sujeitos envolvidos serão outros. Contudo, trata-se de sugestões de como pode ser o encaminhamento de uma atividade de modelagem matemática, partindo do cotidiano e do interesse dos estudantes, considerando que a sua familiaridade para fazer desenhos nesta etapa é frequente. Para mais informações, entrar em contato com a autora pelo E-mail: talita.hora@discente.uenp.edu.br. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.045 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho Estratégico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos Iniciais | pt_BR |
Título: dc.title | CADERNO DE ATIVIDADES: O USO ESTRATÉGICO DO DESENHO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TALITA DUTRA DA HORA.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868968/2/TALITA DUTRA DA HORA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons