CADERNO DE ATIVIDADES: O USO ESTRATÉGICO DO DESENHO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio;pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorHora, Talita Dutra da-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Lourdes Maria Werle De-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-20T13:10:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-20T13:10:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
identificador: dc.identifier.otherCADERNO DE ATIVIDADES: O USO ESTRATÉGICO DO DESENHO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868968-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional foi elaborado a partir de uma pesquisa de mestrado intitulada “Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um olhar para o uso estratégico de desenhos”, desenvolvida no Programa de Pós graduação em Ensino (PPGEN), da Universidade Estadual do Norte do Paraná, disponível no site do Programa de Pós-graduação em Ensino – PPGEN/ UENP, através do link: https://uenp.edu.br/ppgen-produtos-educacionais. Trata-se de um material de apoio, denominado Caderno de Atividades, que tem como objetivo apresentar possibilidades de atividades de modelagem matemática com o uso de desenhos, que podem ser desenvolvidas por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este material inclui uma breve base teórica relativamente à modelagem matemática e a sala de aula, o uso de desenhos e a intervenção do professor. Na sequência, são apresentadas quatro atividades de modelagem matemática desenvolvidas em uma turma do 5° ano do Ensino Fundamental, em que a primeira autora deste trabalho atuou como professora. Cada atividade de modelagem matemática apresenta sua especificidade. Sendo assim, mesmo com as sugestões descritas neste material, a implementação em sala de aula poderá apresentar resultados diferentes, dado que os sujeitos envolvidos serão outros. Contudo, trata-se de sugestões de como pode ser o encaminhamento de uma atividade de modelagem matemática, partindo do cotidiano e do interesse dos estudantes, considerando que a sua familiaridade para fazer desenhos nesta etapa é frequente. Para mais informações, entrar em contato com a autora pelo E-mail: talita.hora@discente.uenp.edu.br.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.045 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenho Estratégicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
Título: dc.titleCADERNO DE ATIVIDADES: O USO ESTRATÉGICO DO DESENHO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons