NARRATIVAS HISTÓRICAS ESCOLARES SOBRE A DITADURA CIVIL-MILITAR DE 1964: UMA ANÁLISE TRANSVERSAL DA BNCC AOS SABERES DISCENTES

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte - Uernpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNogueira, João Paulo Alexandrino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-16T13:41:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-16T13:41:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-26-
identificador: dc.identifier.otherJoão Paulo Alexandrino Nogueirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868872-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa realizou-se no mestrado do PROFHISTÓRIA pela UERN tendo como foco perceber nas narrativas históricas escolares acerca da Ditadura Civil-Militar de 1964 quais são as principais representações construídas sobre o tema. O estudo buscou realizar uma análise abrangente e multifacetada. Para tanto, busca-se um corte transversal passando desde o que é proposto na BNCC, principal documento curricular, tentando entender como suas competências e habilidades para a área de Ciências Humanas tratam da existência da Ditadura no Brasil. O segundo passo, é perceber como o conteúdo é tratado e analisado nos livros de didáticos, tentando entender qual o papel de materiais para a construção das representações do período. Esta metodologia busca não apenas examinar o que é oficialmente proposto nos documentos curriculares e nos livros didáticos, mas também investigar as diferentes perspectivas que emergem das falas dos docentes durante o ensino do tema. E por último, nosso estudo se dedicará a explorar como os discentes assimilam, interpretam e representam o momento histórico da Ditadura Civil-Militar de 1964. Este aspecto é essencial para compreender não apenas o impacto das narrativas escolares na formação da visão dos estudantes sobre o período, mas também como essas representações históricas influenciam sua própria identidade e compreensão do contexto político e social do Brasil contemporâneo. Ao analisar como os alunos internalizam e traduzem os conteúdos ensinados, podemos captar não apenas a eficácia do ensino histórico, mas também as lacunas e desafios na transmissão de uma história complexa e muitas vezes controversa. Isso envolve não apenas examinar o que os alunos retêm como informações históricas, mas também como eles reinterpretam essas informações à luz de suas próprias experiências, valores e influências externas. Para a coleta dos dados, utilizamos testes de sondagem e questionários, juntamente com entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio, que junto com as observações de sala de aula serão convertidas em peças protocolares, constituindo nosso corpo documental. Os resultados encontrados nos mostram quais as representações marcam a identidade dos discentes em escolas públicas de Fortaleza, no Ceará, como também nos revelam o papel fundamental desempenhado pelos profesores para desenvolver a compreensão do que realmente foi a Ditadura Civil-Militar que muitos setores políticos e culturais de direita ultraconservadores tentam defender e legitimar o período através de falas nos mais diversos instrumentos culturaispt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,81 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectRepresentaçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectApropriaçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas Históricas Escolarespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolíticapt_BR
Título: dc.titleNARRATIVAS HISTÓRICAS ESCOLARES SOBRE A DITADURA CIVIL-MILITAR DE 1964: UMA ANÁLISE TRANSVERSAL DA BNCC AOS SABERES DISCENTESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - Profhistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO/TESEpt_BR
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