“O ensino da ditadura militar em tempos de negacionismo: uma proposta de comunidade de aprendizagem por direitos humanos”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRJ-
Autor(es): dc.contributor.authorDOS SANTOS, Rosane Barros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-15T13:57:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-15T13:57:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino da Ditadura Militar em Tempos de Negacionismo: uma proposta de comunidade de aprendizagens por direitos humanos -pdf-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino da Ditadura Militar em Tempos de Negacionismo: uma proposta de comunidade de aprendizagens por direitos humanos-texto-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868852-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa aborda os desafios enfrentados pelo ensino da história da ditadura militar em meio ao atual cenário de negacionismo, propondo a criação de uma comunidade de aprendizagem fundamentada no diálogo e na escuta em sala de aula, a fim de estabelecer um ambiente seguro e propício para a construção do conhecimento histórico escolar. Para alcançar esse objetivo, foi elaborada uma sequência didática que valoriza a voz e a expressão dos alunos, utilizando materiais interativos compostos por documentos e fontes da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Entende-se que o negacionismo histórico é um fator que desgasta a relação entre professores e estudantes, uma vez que é motivado pela descrença na história como ciência, e também pela desconfiança em relação ao papel do professor. Por isso, a pesquisa busca estabelecer uma relação de confiança e troca, valorizando métodos científicos e a complexidade da história, com o objetivo de incentivar os alunos a refletirem sobre informações sem veracidade e narrativas simplistas sobre o processo histórico. A história da ditadura militar é um tema sensível, e as fontes virtuais utilizadas na sequência didática visam a discutir os diversos efeitos do regime militar sobre a sociedade brasileira, bem como seus desdobramentos na atualidade.-
Tamanho: dc.format.extent5,1 MB/ 1,8 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF/PDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Ensino de História; Ditadura Militar; Temas Sensíveis; Comunidade de Aprendizagem;Negacionismo; Direitos Humanos-
Título: dc.title“O ensino da ditadura militar em tempos de negacionismo: uma proposta de comunidade de aprendizagem por direitos humanos”-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons