Diretrizes para o desenvolvimento de competências interprofissionais colaborativas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBispo, Emanuella Pinheiro de Farias-
Autor(es): dc.contributor.authorRossit, Rosana Aparecida Salvador-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Bárbara Patrícia da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-14T18:01:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-14T18:01:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-14-
identificador: dc.identifier.otherCompetências Interprofissionais colaborativas_educapespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868845-
Resumo: dc.description.abstractConsiderando que a Educação Interprofissional (EIP) e as práticas colaborativas são temas que vêm sendo amplamente discutidos no cenário mundial, com ênfase na reformulação do modelo de formação profissional em saúde (OMS, 2010), as competências colaborativas são essenciais para o trabalho interprofissional, que envolve, de uma forma geral, o respeito às outras profissões, o planejamento coletivo, o exercício do diálogo e da tolerância em um ambiente favorável. Desse modo, para o Trabalho em Equipe Interprofissional deve-se considerar os níveis de Parceria, Cooperação e Coordenação, que são dimensões especificadas no Assessment of Interprofessional Team Collaboration Scale II – AITCS-II, e caracterizam as relações entre profissões na prestação de cuidados centrados no paciente/usuário (HPAC, 2019). O AITCS-II foi validado, traduzido e adaptado transculturalmente para o Brasil por Rossit et al (2024), sendo chamado de Escala de Avaliação da Colaboração Interprofissional em Equipe (AITCS II-BR). As presentes diretrizes são fruto do processo de validação do AITCS II-BR, a partir da análise de três dos principais referenciais teóricos internacionais do tema: Health Professions Accreditors Collaborative - HPAC (2019), Canadian Interprofessional Health Collaborative - CIHC (2010) e Interprofessional Education Collaborative Group - IPEC (2011). Estas dimensões (Parceria, Cooperação e Coordenação) corroboram com as competências colaborativas adaptadas e baseadas na HPAC (2019), CIHC (2010) e IPEC (2011): comunicação interprofissional; cuidado/atenção ao paciente/usuário; esclarecimento de funções/ clarificação de papéis; funcionamento da equipe; liderança colaborativa; resolução de conflitos interprofissionais; valores éticos para a prática interprofissional; responsabilidades e trabalho em equipe (HPAC, 2019; CIHC, 2010; IPEC, 2011).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent628 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação interprofissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizado colaborativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEquipe de assistência ao pacientept_BR
Título: dc.titleDiretrizes para o desenvolvimento de competências interprofissionais colaborativaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
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