Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Borges, Juliana Aparecida Leite | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Emanuel Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Calefi, Paulo Sergio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-10T16:27:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-10T16:27:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_Educacional_Juliana_Borges | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868783 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse material tem como finalidade fazer uso da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos para promover a aprendizagem integrada de Química Analítica e propiciar aos estudantes que estabeleçam relação com o saber.Aprendizagem integrada pode ser descrita como o processo no qual construímos novos significados das coisas e do mundo ao nosso redor e também como consequência dentro e fora do âmbito acadêmico. À medida que são melhoradas estruturas e habilidades cognitivas, novas competências são desenvolvidas, novas atitudes e valores são modificados, projetando mudanças na vida, nas relações sociais e laborais. E isto baseado em estímulos multissensoriais ou processos intuitivos que nos sensibilizam e nos fazem pensar, sentir e atuar. Com a finalidade de avaliar este material, ele foi aplicado com estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, na Disciplina de Química Analítica em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Apresenta-se como integrante da dissertação intitulada como Aprendizagem Integrada de Química Analítica e Relação com o Saber na Educação Profissional e Tecnológica a partir da Metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, sob orientação do Professor Dr. Paulo Sérgio Calefi, no Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de São Paulo - Campus Sertãozinho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Integrada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Três Momentos Pedagógicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relação com o Saber | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfEPT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Paradigma Educacional Ecossistêmico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Título: dc.title | OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS E A APRENDIZAGEM INTEGRADA DE QUÍMICA ANALÍTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Educacional_Juliana_Borges.pdf | 2.62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868783/2/Produto_Educacional_Juliana_Borges.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons