Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PUC Rio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Poyares de Mello Bhering, Albina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa Pinheiro, Eduardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-05T12:54:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-05T12:54:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | A matemática e o som | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868536 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de mestrado mostra uma forma de ensinar conceitos matemáticos, tais como frações, proporções, séries geométricas de maneira interdisciplinar, com a Música e a Física, utilizando a cultura maker. Para isso, são apresentados conceitos matemáticos existentes na Música, tais como: ritmo, harmonia, acordes e escalas musicais. Apresentam-se também conceitos matemáticos presentes nas ondas sonoras de tubos. Este trabalho interdisciplinar culminou na construção de instrumentos musicais como aplicação prática de conceitos físicos e matemáticos. O instrumento tubofone foi feito com tubos PVC, no qual conceitos aprendidos foram aplicados na sua construção com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, buscando incentivar o protagonismo do aluno no ambiente escolar. O instrumento flauta de pan foi feito com conceitos de fração. Ao final, evidencia-se que a integração entre os conceitos da Matemática aplicados à Música podem ser uma oportunidade de ensino e aprendizagem com uma abordagem metodológica integrativa, uma vez que desperta a curiosidade e interesse dos alunos, além estimular situações em que professores e alunos atuam juntos em situações concretas, usando a filosofia maker, cultura “faça você mesmo”. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 35 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | música | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | metodologia integrativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cultura maker | pt_BR |
Título: dc.title | A Matemática e o Som | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFMAT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons