Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PUC Rio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mara da Penha Fonseca Vidal, Livia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fernandes Sodero, Tatiana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-05T13:18:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-05T13:18:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | As bases da geometria analítica nos anos iniciais do ensino fundamental através da dança | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868500 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho propõe uma abordagem inovadora para o ensino dos fundamentos da Geometria Analítica aos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, utilizando a dança como meio. Inicia-se com a apresentação da história da dança, seguida de uma reflexão sobre as contribuições das atividades físicas em geral para as atividades cognitivas, sob a perspectiva da Neurociência, convidando o docente a considerar métodos que incorporem o movimento ao ensino na realização de uma prática diferenciada, lúdica e atrativa. A construção da base teórica para essa proposta é fundamentada em autores renomados, como Vygotsky, Piaget, Ausubel e Montessori. Em seguida, é apresentado um breve estudo da Geometria Analítica, abordando sua origem histórica, aplicações atuais e conceitos fundamentais. A análise dos documentos curriculares oficiais revela que esse ramo da matemática, embora muitas vezes negligenciado, deve ser introduzido já na primeira série do Ensino Fundamental, prevenindo assim dificuldades em etapas posteriores. Por fim, o trabalho oferece sugestões práticas para a implementação das ideias apresentadas, visando enriquecer o processo de aprendizagem e tornar o ensino da Geometria Analítica mais acessível e envolvente para os alunos desde o início de sua trajetória escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 36 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Dança | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria analítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | mediação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | protagonismo infantil | pt_BR |
Título: dc.title | As bases da geometria analítica nos anos iniciais do ensino fundamental através da dança | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFMAT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional Livia Fonseca Vidal.pdf | 10,68 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868500/2/Produto educacional Livia Fonseca Vidal.pdfDownload | |
2212393_2024_Completo.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868500/3/2212393_2024_Completo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons