As bases da geometria analítica nos anos iniciais do ensino fundamental através da dança

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPUC Riopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMara da Penha Fonseca Vidal, Livia-
Autor(es): dc.contributor.authorFernandes Sodero, Tatiana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-05T13:18:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-05T13:18:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-25-
identificador: dc.identifier.otherAs bases da geometria analítica nos anos iniciais do ensino fundamental através da dançapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868500-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho propõe uma abordagem inovadora para o ensino dos fundamentos da Geometria Analítica aos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, utilizando a dança como meio. Inicia-se com a apresentação da história da dança, seguida de uma reflexão sobre as contribuições das atividades físicas em geral para as atividades cognitivas, sob a perspectiva da Neurociência, convidando o docente a considerar métodos que incorporem o movimento ao ensino na realização de uma prática diferenciada, lúdica e atrativa. A construção da base teórica para essa proposta é fundamentada em autores renomados, como Vygotsky, Piaget, Ausubel e Montessori. Em seguida, é apresentado um breve estudo da Geometria Analítica, abordando sua origem histórica, aplicações atuais e conceitos fundamentais. A análise dos documentos curriculares oficiais revela que esse ramo da matemática, embora muitas vezes negligenciado, deve ser introduzido já na primeira série do Ensino Fundamental, prevenindo assim dificuldades em etapas posteriores. Por fim, o trabalho oferece sugestões práticas para a implementação das ideias apresentadas, visando enriquecer o processo de aprendizagem e tornar o ensino da Geometria Analítica mais acessível e envolvente para os alunos desde o início de sua trajetória escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent36 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDançapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometria analíticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmediaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprotagonismo infantilpt_BR
Título: dc.titleAs bases da geometria analítica nos anos iniciais do ensino fundamental através da dançapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMATpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons