DIÁLOGOS SOCRÁTICO-PLATÔNICOS E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Fabíola-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-02T21:29:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-02T21:29:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.other2024_dis_fmmsantospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868475-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve como tema o ensino de Filosofia na EJA e o seu objetivo geral consiste em pensar uma metodologia para facilitar a aprendizagem dos conteúdos de Filosofia no CEJA. A metodologia aplicada visa suscitar a reflexão e a discussão sobre o horizonte dialógico socrático-platônico, adotando um estudo analítico-exploratório das referências bibliográficas e das fontes documentais. A referência teórica desta pesquisa está na Filosofia de Platão, mais especificamente na “Alegoria da caverna”, que narra a ascensão ao mundo das ideias verdadeiras, além das sombras e das ilusões. Baseia-se também na pedagogia de Paulo Freire, pelas contribuições dadas à Educação de Jovens e Adultos. Estudos bibliográficos e observação da dinâmica do ensino de Filosofia no Centro de Educação de Jovens e Adultos Raquel Castro e Silva de Miranda permitiram a realização desta pesquisa. No centro, o ensino nesta modalidade acontece por área de conhecimento e no modelo interdisciplinar. Consideramos que a Filosofia é capaz de libertar da condição de ignorância em que os homens vivem, os seus ensinamentos levam ao conhecimento da verdade e a sua presença no currículo da educação básica, traz luz para o ensino e a aprendizagem das demais ciências. Acreditamos que o ensino de Filosofia pode levar ao conhecimento da essência das coisas, que ele seja o despertar para uma educação alicerçada na verdade, capaz de formar cidadãos críticos e participativos na construção de um Estado ideal. Esta pesquisa teve como produto um plano de ensino de Filosofia para a Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent637 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF/Apt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecteducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectverdadept_BR
Título: dc.titleDIÁLOGOS SOCRÁTICO-PLATÔNICOS E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EJApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons