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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Fabíola | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-02T21:29:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-02T21:29:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2024_dis_fmmsantos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868475 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como tema o ensino de Filosofia na EJA e o seu objetivo geral consiste em pensar uma metodologia para facilitar a aprendizagem dos conteúdos de Filosofia no CEJA. A metodologia aplicada visa suscitar a reflexão e a discussão sobre o horizonte dialógico socrático-platônico, adotando um estudo analítico-exploratório das referências bibliográficas e das fontes documentais. A referência teórica desta pesquisa está na Filosofia de Platão, mais especificamente na “Alegoria da caverna”, que narra a ascensão ao mundo das ideias verdadeiras, além das sombras e das ilusões. Baseia-se também na pedagogia de Paulo Freire, pelas contribuições dadas à Educação de Jovens e Adultos. Estudos bibliográficos e observação da dinâmica do ensino de Filosofia no Centro de Educação de Jovens e Adultos Raquel Castro e Silva de Miranda permitiram a realização desta pesquisa. No centro, o ensino nesta modalidade acontece por área de conhecimento e no modelo interdisciplinar. Consideramos que a Filosofia é capaz de libertar da condição de ignorância em que os homens vivem, os seus ensinamentos levam ao conhecimento da verdade e a sua presença no currículo da educação básica, traz luz para o ensino e a aprendizagem das demais ciências. Acreditamos que o ensino de Filosofia pode levar ao conhecimento da essência das coisas, que ele seja o despertar para uma educação alicerçada na verdade, capaz de formar cidadãos críticos e participativos na construção de um Estado ideal. Esta pesquisa teve como produto um plano de ensino de Filosofia para a Educação de Jovens e Adultos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 637 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | PDF/A | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | verdade | pt_BR |
Título: dc.title | DIÁLOGOS SOCRÁTICO-PLATÔNICOS E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EJA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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2024_dis_fmmsantos.pdf | 636,18 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868475/2/2024_dis_fmmsantos.pdfDownload |
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