As mulheres vão às fábricas: representação de participação feminina na Revolução Industrial no livro didático do 8º ano PNLD 2020-2023

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Norte do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Thamires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-02T12:42:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-02T12:42:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherThamires Pâmela Filgueiras Santospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868461-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é analisar como as mulheres em trabalhos públicos são representadas nos livros didáticos de História do 8º ano, especificamente no capítulo sobre a Revolução Industrial (1780-1840). Para isso, foram utilizados os onze livros do PNLD 2020-2023, aplicando um estudo que vai do macro ao micro. Inicialmente, examinamos as capas dos livros e, em seguida, as páginas com imagens das mulheres trabalhadoras, bem como as próprias imagens. O estudo aborda tanto o conceito da Revolução Industrial quanto o papel das mulheres na sociedade da época. Além disso, considera questões relacionadas ao livro didático, sua função e elaboração, com uma breve nota sobre a historiografia das mulheres e a pouca visibilidade dada a elas. Utilizando a proposta da multimodalidade, foram levantadas as funções sociais representadas nas imagens, demonstrando os locais e papéis das mulheres na sociedade industrial. A pesquisa também incluiu a aplicação prática em uma escola de Palmas, Tocantins. Utilizando as imagens estudadas, foi criado um jogo de tabuleiro educativo, "Irmãs na Linha do Tempo: Mulheres na Revolução Industrial". Esse jogo, que incorpora elementos modernos e referências ao espaço sideral, oferece uma viagem ao passado, questionando o papel feminino no trabalho durante a Revolução Industrial. A criação e aplicação desse jogo reforçam a importância da análise crítica das imagens nos livros didáticos para compreender a representação histórica das mulheres e a utilização de métodos mais dinâmicos para as aulas de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9.417 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectImagem de Mulher trabalhadorapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRevolução Industrialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogo de Tabuleiropt_BR
Título: dc.titleAs mulheres vão às fábricas: representação de participação feminina na Revolução Industrial no livro didático do 8º ano PNLD 2020-2023pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
Thamires Pâmela Filgueiras Santos UFNT.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFNT, 20249,42 MBAdobe PDF/bitstream/capes/868461/2/Thamires Pâmela Filgueiras Santos UFNT.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons