Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Norte do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Thamires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-02T12:42:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-02T12:42:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Thamires Pâmela Filgueiras Santos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868461 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é analisar como as mulheres em trabalhos públicos são representadas nos livros didáticos de História do 8º ano, especificamente no capítulo sobre a Revolução Industrial (1780-1840). Para isso, foram utilizados os onze livros do PNLD 2020-2023, aplicando um estudo que vai do macro ao micro. Inicialmente, examinamos as capas dos livros e, em seguida, as páginas com imagens das mulheres trabalhadoras, bem como as próprias imagens. O estudo aborda tanto o conceito da Revolução Industrial quanto o papel das mulheres na sociedade da época. Além disso, considera questões relacionadas ao livro didático, sua função e elaboração, com uma breve nota sobre a historiografia das mulheres e a pouca visibilidade dada a elas. Utilizando a proposta da multimodalidade, foram levantadas as funções sociais representadas nas imagens, demonstrando os locais e papéis das mulheres na sociedade industrial. A pesquisa também incluiu a aplicação prática em uma escola de Palmas, Tocantins. Utilizando as imagens estudadas, foi criado um jogo de tabuleiro educativo, "Irmãs na Linha do Tempo: Mulheres na Revolução Industrial". Esse jogo, que incorpora elementos modernos e referências ao espaço sideral, oferece uma viagem ao passado, questionando o papel feminino no trabalho durante a Revolução Industrial. A criação e aplicação desse jogo reforçam a importância da análise crítica das imagens nos livros didáticos para compreender a representação histórica das mulheres e a utilização de métodos mais dinâmicos para as aulas de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9.417 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem de Mulher trabalhadora | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Revolução Industrial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo de Tabuleiro | pt_BR |
Título: dc.title | As mulheres vão às fábricas: representação de participação feminina na Revolução Industrial no livro didático do 8º ano PNLD 2020-2023 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Thamires Pâmela Filgueiras Santos UFNT.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFNT, 2024 | 9,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868461/2/Thamires Pâmela Filgueiras Santos UFNT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons