Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Norte do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Jesus, Bruno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-02T12:29:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-02T12:29:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Bruno Mendes de Jesus UFNT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868450 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa de mestrado que ora apresentamos explora o ensino de História, com foco na Guerrilha do Araguaia e nas potencialidades metodológicas para o ensino. No contexto atual, caracterizado pelo acirramento de narrativas sobre questões sensíveis à memória coletiva sobre a ditadura civil-militar (1964 – 1985), a consciência histórica emerge como um pilar fundamental dentro da Didática da História. Nosso objetivo consistiu em analisar a consciência histórica de alunos do Ensino Médio da Escola Estadual São José Operário (ECIM-SJO) e Centro de Ensino Médio José Alves de Assis (CEM-JAA), na cidade de Paraíso do Tocantins, sobre a Guerrilha do Araguaia (1972-1974). A pesquisa se fundamenta em uma metodologia baseada no viés quantitativo e qualitativo de investigação científica, com foco no processo vivenciado pelos sujeitos participantes. Para isso, elaboramos um questionário que permitiu identificar o perfil socioeconômico dos estudantes e uma sequência de atividades que nos ajudou a compreender como as abordagens dos conteúdos sobre a ditadura podem influenciar o aprendizado histórico desses estudantes. Além disso, o estudo se apoia em obras bibliográficas como Moraes e Silva (2012), Mechi (2015), Campus Filho (2012) e na própria legislação educacional do Brasil e do Estado do Tocantins (LDB, BNCC, Constituição Federal de 1988, Documento Curricular do Tocantins). Como resultado desses estudos, a pesquisa culminou em um livro paradidático de ensino intitulado “Guerrilha do Araguaia: repressão e resistência à ditadura civil-militar no Tocantins”, destinado aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª Série do Ensino Médio, além de professores de História, visando ampliar os horizontes de alunos e professores a pensarem criticamente sobre esse período complexo da história brasileira que foi a Guerrilha do Araguaia e ditadura civil-militar. Assim, espera-se que, ao ensinar sobre a Guerrilha do Araguaia, o professor de história fomente uma educação que não apenas informe, mas também promova experiências democráticas e estimule a autonomia dos estudantes na construção de seu conhecimento e na interação com o mundo atual. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 47477 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Guerrilha do Araguaia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | camponeses | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | silenciamentos | pt_BR |
Título: dc.title | Guerrilha do Araguaia: possibilidades para o ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Bruno Mendes de Jesus UFNT.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFNT, 2024 | 47,48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868450/2/Bruno Mendes de Jesus UFNT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons