Guerrilha do Araguaia: possibilidades para o ensino de História

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Norte do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJesus, Bruno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-02T12:29:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-02T12:29:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherBruno Mendes de Jesus UFNTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868450-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa de mestrado que ora apresentamos explora o ensino de História, com foco na Guerrilha do Araguaia e nas potencialidades metodológicas para o ensino. No contexto atual, caracterizado pelo acirramento de narrativas sobre questões sensíveis à memória coletiva sobre a ditadura civil-militar (1964 – 1985), a consciência histórica emerge como um pilar fundamental dentro da Didática da História. Nosso objetivo consistiu em analisar a consciência histórica de alunos do Ensino Médio da Escola Estadual São José Operário (ECIM-SJO) e Centro de Ensino Médio José Alves de Assis (CEM-JAA), na cidade de Paraíso do Tocantins, sobre a Guerrilha do Araguaia (1972-1974). A pesquisa se fundamenta em uma metodologia baseada no viés quantitativo e qualitativo de investigação científica, com foco no processo vivenciado pelos sujeitos participantes. Para isso, elaboramos um questionário que permitiu identificar o perfil socioeconômico dos estudantes e uma sequência de atividades que nos ajudou a compreender como as abordagens dos conteúdos sobre a ditadura podem influenciar o aprendizado histórico desses estudantes. Além disso, o estudo se apoia em obras bibliográficas como Moraes e Silva (2012), Mechi (2015), Campus Filho (2012) e na própria legislação educacional do Brasil e do Estado do Tocantins (LDB, BNCC, Constituição Federal de 1988, Documento Curricular do Tocantins). Como resultado desses estudos, a pesquisa culminou em um livro paradidático de ensino intitulado “Guerrilha do Araguaia: repressão e resistência à ditadura civil-militar no Tocantins”, destinado aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª Série do Ensino Médio, além de professores de História, visando ampliar os horizontes de alunos e professores a pensarem criticamente sobre esse período complexo da história brasileira que foi a Guerrilha do Araguaia e ditadura civil-militar. Assim, espera-se que, ao ensinar sobre a Guerrilha do Araguaia, o professor de história fomente uma educação que não apenas informe, mas também promova experiências democráticas e estimule a autonomia dos estudantes na construção de seu conhecimento e na interação com o mundo atual.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent47477 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuerrilha do Araguaiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcamponesespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsilenciamentospt_BR
Título: dc.titleGuerrilha do Araguaia: possibilidades para o ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
Bruno Mendes de Jesus UFNT.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFNT, 202447,48 MBAdobe PDF/bitstream/capes/868450/2/Bruno Mendes de Jesus UFNT.pdfDownload

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