Em busca da alteridade: a prática etnográfica como ferramenta pedagógica no ensino de sociologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIO)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorZanelli Neto, Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-31T11:53:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-31T11:53:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-31-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Luiz_Zanelli_Neto_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868400-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objeto evidenciar a importância, as possibilidades e o uso da Etnografia como ferramenta metodológica no Ensino de Sociologia. Enquanto prática, foi direcionada especificamente aos segundos anos do ensino médio (2º EM) em que a temática sobre Cultura e os conceitos antropológicos estão amplamente presentes. Como norte deste trabalho temos a busca pela apropriação da habilidade de colocar-se no lugar do outro, denominada princípio da Alteridade. A realização desta tarefa ocorreu por meio de uma Atividade Pedagógica, cuja base teórica principal são as discussões encontradas na Antropologia e no método etnográfico. De modo dialético, para fazer e dar sentido à atividade, os discentes que participaram desse projeto entraram em contato com a realidade simbólica e material da etnia Xavante da Terra Indígena (TI) de Sangradouro, onde realizamos a experiência de campo, previamente planejada e subsidiada com aulas, leituras e atividades preparatórias. O projeto foi desenvolvido com alunos interessados e selecionados da escola estadual Alda Gawlinski Escopel, localizada no município de Primavera do Leste, no estado de Mato Grosso, região marcada pela economia latifundiária do agronegócio, mas originalmente território indígena. A partir das observações realizadas na aula de campo e na escrita de dois textos etnográficos produzidos pelos estudantes, antes e depois da experiência, obtivemos como resultado o desenvolvimento da postura da alteridade, assim como a comprovação da apropriação dos conceitos antropológicos, por meio da Etnografia realizada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,3MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConceitos Antropológicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEtnografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlteridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectXavantept_BR
Título: dc.titleEm busca da alteridade: a prática etnográfica como ferramenta pedagógica no ensino de sociologiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons